Meritocracia : como pensam alunos do ensino médio da rede pública estadual

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Autor(es): dc.contributorRuggi, Lennita Oliveira, 1981--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorSantos, Camila Oliveira dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:58:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:58:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/88689-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88689-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Lennita Oliveira Ruggi-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho investiga as opiniões de estudantes do ensino médio da rede pública estadual paranaense sobre meritocracia e analisa as possíveis relações entre origem de classe e trajetória escolar, à luz dos debates sobre desigualdade escolar, mérito individual e "sucesso". Considera que esta análise será fundamental para construir uma reflexão que contribuirá para uma nova leitura em relação a mérito e oportunidade, pois as instituições de ensino superior desenvolvem, na sua maioria, uma lógica meritocrática que vai de encontro ao nível de dificuldade que os alunos destas instituições precisam enfrentar para atendê-la. Esses verdadeiros desafios impostos aos alunos são agravados quando os mesmos têm origem popular e/ou advêm de escola pública. No encalce disso, vem o fato de que as práticas pedagógicas adotadas nem sempre subsidiam o cumprimento das exigências impostas por essa lógica meritocrática, fazendo com que haja um índice elevado de desestímulo e de reprovação. Discute-se o impacto dos fatores meritocráticos que permeiam a qualidade na educação, e a relevância do "capital cultural" adquirido ao longo da vida no "sucesso" escolar. A pesquisa dedicou-se, através de questionários, à análise das características individuais de cada aluno e de sua trajetória, fatores socioeconômicos e estilo de vida, articulando estes fatores ao pensamento de cada um sobre mérito individual e meritocracia-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEstudantes do ensino médio-
Palavras-chave: dc.subjectOpinião publica - Pesquisa-
Palavras-chave: dc.subjectMeritocracia-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de casos-
Título: dc.titleMeritocracia : como pensam alunos do ensino médio da rede pública estadual-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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