Formação inicial e prática docente nos anos finais do ensino fundamental : identificando os desafios presentes na escola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTrojan, Rose Meri, 1951--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorSagioneti, Raíza Lessandra Santos-
Autor(es): dc.creatorKufner, Camila de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:06:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:06:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/88688-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88688-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa Dra. Rose Meri Trojan-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho tem como foco central a relação entre a formação inicial do professor da Educação Básica no Brasil e os desafios da prática docente, investigado a partir de um estudo de caso, realizado em uma instituição pública estadual localizada no município de Curitiba-Pr, mais especificamente, nos anos finais do Ensino Fundamental (6o ao 9o ano). Desta maneira, serão articulados os dados coletados na instituição campo de pesquisa com os estudos teóricos realizados a priori, com embasamento em autores como Saviani, Cassasus, Gatti, Barreto, Scheibe, Bourdieu, Freire, Trojan, Carnoy, Vásquez, Pimenta; entre outros, não menos importantes. Parte-se do pressuposto de que há um déficit formativo nos cursos de licenciatura e de que vários são os problemas e desafios que fazem parte da prática docente, que se apresentam como limitadores do processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, toma-se como objetivo a análise da adequação dos cursos de licenciatura à realidade concreta das escolas públicas, assim como das condições de trabalho, às quais os professores estão submetidos. Esta análise mostra-se importante ao se levar em conta que a formação inicial do professor e suas condições de trabalho têm reflexos significativos na qualidade do ensino. Desta forma, quando desconsiderados os elementos existentes no ambiente concreto de trabalho deste profissional, a práxis pedagógica é dificultada, prejudicando assim, o alcance de uma educação de melhor qualidade, para todos-
Descrição: dc.descriptionAbstract : The present study focuses on the relationship between the initial training of the Basic Education teacher in Brazil and the challenges of the teaching practice, investigated from a case study, carried out in a state public institution located in the city of Curitiba-Pr, more specifically, in the final years of Elementary School (6th to 9th grade). In this way, the data collected in the research field institution will be articulated with the theoretical studies carried out a priori, based on authors such as Saviani, Cassasus, Gatti, Barreto, Scheibe, Bourdieu, Freire, Trojan, Carnoy, Vásquez, Pimenta; Among others, not less important. It is assumed that there is a lack of training in undergraduate courses and that there are several problems and challenges that are part of the teaching practice, which are presented as limiting the teaching and learning process. Thus, the objective is to analyze the adequacy of undergraduate courses to the concrete reality of public schools, as well as the working conditions to which teachers are submitted. This analysis is important when taking into account that the initial teacher training and working conditions have significant effects on the quality of teaching. In this way, when the elements existing in the concrete working environment of this professional are not taken into account, pedagogical praxis is hampered, thus harming the reach of an education of better quality for all.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Título: dc.titleFormação inicial e prática docente nos anos finais do ensino fundamental : identificando os desafios presentes na escola-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.