
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Stoltz, Tania, 1963- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Bianca Lutt e | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:42:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:42:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/88687 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88687 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof.a Dr.a Tania Stoltz | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho se configura como estudo de caso e tem como objetivo investigar os fatores relacionados ao êxito do projeto de iniciação científica "Ler e Escrever Literatura no Ensino Fundamental", coordenado pela professora Elisa Maria Dalla-Bona, ocorrido em um colégio estadual na periferia de Colombo, nos anos de 2013 e 2014, em parceria com a Universidade Federal do Paraná. Envolve pesquisa qualitativa com coleta de dados junto aos alunos participantes do projeto a partir da técnica do grupo focal, do registro diário e da entrevista reflexiva. São abordadas as principais teorias de letramento e o surgimento do termo, bem como as práticas ocorridas no projeto e os fatores associados ao seu êxito, a partir da percepção dos alunos participantes. A análise culminou na identificação e discussão dos seguintes núcleos de significação que representam o êxito do projeto na perspectiva dos alunos: interação entre professores, alunos e equipe de pesquisa; propostas diferenciadas de mediação do professor; relação afetiva com uma autora de livros de literatura e premiação individual e coletiva da escola. Conclui-se que para o desenvolvimento de projetos de letramento literário, é necessário que o professor interessado seja apoiado pela comunidade escolar, envolva-se na sua formação continuada com estudos universitários e considere as sugestões dos alunos, mesmo que isto signifique um replanejamento ou adaptação de algumas atividades | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Projetos científicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ação social - Projetos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura - Escrita | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
| Título: dc.title | Letramento Literário : perspectiva de êxito - análise de um projeto de pesquisa | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: