Letramento Literário : perspectiva de êxito - análise de um projeto de pesquisa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorStoltz, Tania, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorSilva, Bianca Lutt e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:42:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:42:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/88687-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88687-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof.a Dr.a Tania Stoltz-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho se configura como estudo de caso e tem como objetivo investigar os fatores relacionados ao êxito do projeto de iniciação científica "Ler e Escrever Literatura no Ensino Fundamental", coordenado pela professora Elisa Maria Dalla-Bona, ocorrido em um colégio estadual na periferia de Colombo, nos anos de 2013 e 2014, em parceria com a Universidade Federal do Paraná. Envolve pesquisa qualitativa com coleta de dados junto aos alunos participantes do projeto a partir da técnica do grupo focal, do registro diário e da entrevista reflexiva. São abordadas as principais teorias de letramento e o surgimento do termo, bem como as práticas ocorridas no projeto e os fatores associados ao seu êxito, a partir da percepção dos alunos participantes. A análise culminou na identificação e discussão dos seguintes núcleos de significação que representam o êxito do projeto na perspectiva dos alunos: interação entre professores, alunos e equipe de pesquisa; propostas diferenciadas de mediação do professor; relação afetiva com uma autora de livros de literatura e premiação individual e coletiva da escola. Conclui-se que para o desenvolvimento de projetos de letramento literário, é necessário que o professor interessado seja apoiado pela comunidade escolar, envolva-se na sua formação continuada com estudos universitários e considere as sugestões dos alunos, mesmo que isto signifique um replanejamento ou adaptação de algumas atividades-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectProjetos científicos-
Palavras-chave: dc.subjectAção social - Projetos-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura - Escrita-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Título: dc.titleLetramento Literário : perspectiva de êxito - análise de um projeto de pesquisa-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.