A influência da musicalização e do afeto na oralidade : um estudo de caso na educação infantil

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Autor(es): dc.contributorRomanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorZalewski, Thais Alessandra-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Beatriz Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:56:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:56:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/88686-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88686-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Professor Doutor Guilherme Gabriel Ballande Romanelli-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Esta pesquisa tem por finalidade descobrir os benefícios da educação musical e do afeto, no processo de desenvolvimento oral de crianças de 2 a 3 anos. O trabalho de conclusão de curso teve início em um estudo bibliográfico que visou compreender como ocorre o desenvolvimento da oralidade e as relações existentes com a música e o afeto, partindo do pressuposto de que a linguagem é uma construção sócio histórica. Outros aspectos considerados foram os elementos que permeiam o processo de aprendizagem, como o ambiente, as mediações e as interações. Reconhecendo que os primeiros contatos sociais da criança ocorrem no meio familiar, analisou-se como as relações afetivas e de fala da criança se estendem até a escola e como a cultura escolar interfere no desenvolvimento musical. Posteriormente, buscou-se evidências que corroborassem os fundamentos teóricos através de um estudo de caso realizado em um Centro de Educação Infantil de Curitiba e de uma entrevista com a professora de musicalização responsável pela turma. A discussão desse tema auxilia pais e professores na percepção dos elementos que podem ser facilitadores no processo de desenvolvimento da oralidade-
Descrição: dc.descriptionAbstract : This research aims to discover the benefits of musical education and affection in the oral development process of children aged 2 to 3 years. This project initiated by a bibliographical study, which aimed to understand the occurrence of the orality’s development and the existing relations between music and affection, based on the assumption that the language is a sociohistorical construction. Other aspects considered in this analysis were elements that permeate the learning process, such as the environment, mediations and interactions. Acknowledging that the child’s first social experiences begin in the family, this project analyzed the affective and speech relationships’ impact in the school environment and how school culture interferes with musical development. Subsequently, this research sought evidences in order to corroborate the theoretical foundations through a case study conducted at a Center for Early Childhood Education in Curitiba and an interview with the music teacher responsible for the class. The discussion of this theme helps parents and teachers with the perception of the elements that can facilitate the children’s oral development process.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectMúsica - Instrução e estudo-
Palavras-chave: dc.subjectAceleração da aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento cognitivo-
Palavras-chave: dc.subjectFala-
Título: dc.titleA influência da musicalização e do afeto na oralidade : um estudo de caso na educação infantil-
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