Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Holanda, Adriano Furtado, 1964- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Raimundo, Jerry Adriano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:45:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:45:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/88650 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88650 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Professor Doutor Adriano Furtado de Holanda | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 18/12/2023 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Educação | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A Didática Dialógica é uma abordagem elaborada como crítica à Didática Tradicional. A segunda, tomava os estudantes como passivos frente a um saber hermético, transmitido pelo professor; a primeira, pressupõe a mudança ética da relação professor–estudante, a comutar a prática docente de uma verticalidade diretiva para a horizontalidade responsiva. Desse modo, a didática elevada ao dialógico implica em remontar o contexto social dos estudantes em sala de aula a possibilitá-lo inserir a sua própria subjetividade na produção intersubjetiva do conhecimento – que em Paulo Freire (1921–1997) se entendeu como ensino dialógico. Assim, presume-se que ao assumir uma didática diferente da concepção tradicional, o modo de aprender dos estudantes se reconfigura, isto é: a Didática Dialógica pressupõe uma cognição típica. Esta proposição lógica estabiliza a questão fundamental desta tese: o que são os fenômenos cognitivos imanentes à Didática Dialógica? Para responder à esta questão, um ‘Estudo Fenomenológico’ foi sistematizado em sua abordagem qualitativa, para descrever os fenômenos cognitivos dessa experiência didática. Os dados foram tomados heuristicamente, a partir da redução fenomenológica da vivência com o ensino dialógico do professor-pesquisador ao longo de 10 anos, e compreendidos pela epistemologia de Edmund Husserl (1859–1938). Os resultados configuram a dinâmica de seis fenômenos cognitivos que sustentam a cognição na didática dialógica, a saber: Intencionalidade, Inteligência, Relação, Compreensão, Reflexão e Nexo de Experiências – nessa didática a cognição é recursiva da colaboração dos participantes. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Dialogical Didactics is an approach developed as a critique of Traditional Didactics. The latter regarded students as passive recipients of esoteric knowledge transmitted by the teacher. The former presupposes an ethical shift in the teacher-student relationship, transforming the teaching practice from directive verticality to responsive horizontality. In this way, didactics elevated to the dialogical implies reshaping the social context of students in the classroom to allow for the integration of their own subjectivity in the intersubjective production of knowledge – which in the understanding of Paulo Freire (1921–1997) is known as dialogical teaching. Thus, it is assumed that by adopting a didactic approach different from the traditional conception, students' learning mode is reconfigured, meaning that Dialogical Didactics presupposes a typical cognition. This logical proposition anchors the fundamental question of this thesis: what are the immanent cognitive phenomena of Dialogical Didactics? To address this question, a 'Phenomenological Study' was systematized in its qualitative approach to describe the cognitive phenomena of this didactic experience. The data were heuristically derived from the phenomenological reduction of the lived experience with dialogical teaching by the teacher-researcher over a period of 10 years, and understood through the epistemology of Edmund Husserl (1859– 1938). The results outline the dynamics of six cognitive phenomena that underlie cognition in dialogical didactics, namely: Intentionality, Intelligence, Relation, Comprehension, Reflection, and Nexus of Experiences – in this didactic, cognition is recursively shaped by the collaboration of participants. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didatica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores e alunos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fenomenologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Os fenômenos cognitivos na didática dialógica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: