"Educar e cuidar" e "brincar" na educação infantil de 0 a 3 anos : análise dos temas a partir da produção acadêmica na revista zero a seis/UFSC entre os anos de 2005 a 2015

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDaniel, Leziany Silveira, 1978--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorSontak, Andreia Daniele-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:18:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:18:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/88620-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88620-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Leziany Silveira Daniel-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 49-50-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho de conclusão de curso trata da Educação Infantil de 0 a 3 anos de idade, refletindo principalmente sobre os temas educar / cuidar e brincar. Problematiza o atendimento assistencial oferecido nas creches e instituições de educação infantil para as crianças pequenas e a baixa produção acadêmica voltada para esta faixa etária da Educação Infantil. Para tanto, analisa os artigos publicados na revista Zero a Seis da Universidade Federal de Santa Catarina entre os anos de 2005 a 2015, com o objetivo de analisar e problematizar as produções acadêmicas acerca desta faixa etária, em especial, à relação educar e cuidar e o brincar. Esta revista de publicação semestral do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN/CED/UFSC, que tem como objetivo precípuo a divulgação da produção acadêmica sobre Educação Infantil, visando à ampliação do conhecimento das temáticas e das discussões no campo educacional e a socialização das pesquisas produzidas tanto no Brasil quanto no exterior foi fonte principal de análise. No primeiro capítulo faz-se uma reflexão sobre o atendimento oferecido em creches e instituições de Educação Infantil para crianças de 0 a 3 anos de idade, principalmente problematizando a importância de se compreender as relações do educar e cuidar como indissociáveis durante toda a Educação Infantil, bem como o brincar. No segundo capítulo traz-se o que os documentos oficiais nacionais e municipais trazem de especificidade para as crianças de 0 até 3 anos de idade, e como abordam as relações do educar e cuidar e do brincar. No último capítulo são analisadas as publicações da revista Zero a Seis da UFSC entre os anos de 2005 a 2015, verificando em específico se e como aparecem o educar e cuidar e o brincar nestes artigos. Como principais conclusões estão que mesmo como um tema que tem tido crescimento na área acadêmica, as pesquisas voltadas para a Educação Infantil de 0 a 3 anos ainda se mostram tímidas.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Palavras-chave: dc.subjectBrincadeiras-
Palavras-chave: dc.subjectLudico na escola-
Título: dc.title"Educar e cuidar" e "brincar" na educação infantil de 0 a 3 anos : análise dos temas a partir da produção acadêmica na revista zero a seis/UFSC entre os anos de 2005 a 2015-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.