Comportamento do consumidor, e as transformações nos shoppings centers tradicionais

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Autor(es): dc.contributorMartins, Tomás Sparano, 1971--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Rafael Bomfim de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:05:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:05:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-19-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/88537-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88537-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Tomas Sparano Martins-
Descrição: dc.descriptionArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso-
Descrição: dc.descriptionArtigo (especialização) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O setor de shopping centers, assim como todo o comércio varejista, enfrentou um período desafiador durante os anos da pandemia, mas agora está mostrando sinais de recuperação gradual superior à pós-pandemia. A dinâmica do consumo passou por transformações significativas, e esses centros comerciais precisaram se adaptar rapidamente para manter ou reconquistar a fidelidade dos clientes. A ascensão do comércio eletrônico diminuiu a frequência dos consumidores nos shoppings, levando-os a destacar não apenas seu aspecto comercial, mas também a diversificação das opções de lazer e serviços. Desta forma este artigo de intervenção tem como objetivo principal compreender o comportamento de consumo em shoppings centers tradicionais, e pontuar estratégias para mantê-lo relevante e saudável financeiramente. Em 2023 o segmento faturou R$ 194,7 bilhões, já em 2022, os shoppings registraram um faturamento expressivo de cerca de R$ 192 bilhões, representando um aumento de 20,48% em comparação a 2021. Além disso, esses empreendimentos empregaram mais de 1 milhão de pessoas, indicando um crescimento de 1,96%. Projetando o futuro, as perspectivas para 2024 são otimistas, com a previsão de inauguração de 15 empreendimentos de grande porte em todo o país. Esses números indicam uma tendência positiva e um fortalecimento contínuo do setor, mostrando sua resiliência e capacidade de se adaptar às mudanças do cenário econômico e do comportamento do consumidor-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectCentros comerciais-
Título: dc.titleComportamento do consumidor, e as transformações nos shoppings centers tradicionais-
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