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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Pooli, João Paulo, 1955- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Cassiana Cordeiro de Oliveira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:34:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:34:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/88536 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88536 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. João Paulo Pooli | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 08/02/2024 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A pesquisa tem como objetivo problematizar o retorno das crianças no período pós pandêmico às turmas de pré-escola de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em um município da região metropolitana de Curitiba. Durante a pandemia da Covid-19 (2020 e 2021), o atendimento presencial nas instituições educativas foram suspensos devido a problemas sanitários, com isso as crianças ficaram em casa sendo cuidadas por um adulto ou familiar. Para isso, essa pesquisa busca compreender como aconteceu o retorno das crianças para o CMEI, a pedagoga e professoras precisaram organizar propostas de atividades e estratégias para criar um retorno seguro para todos. O conceito de processo civilizador desenvolvido por Norbert Elias é utilizado como base teórica para compor a pesquisa. A pesquisa é um estudo de caso, para compreender os dados e resultados foi necessário a realização de entrevistas semiestruturadas com a pedagoga e as professoras do CMEI, as entrevistas foram gravadas e transcritas, com devida autorização. A partir das respostas para a entrevista semiestruturada foram criados quadros para apresentar as respostas e análises das profissionais. A investigação contribuiu para compreender como o CMEI é um importante espaço civilizador na educação das crianças, a partir das interpretações da pedagoga e das professoras que trabalharam na mesma instituição durante o período (durante e pós-pandemia) foi possível perceber que as crianças que frequentaram o CMEI em 2021 tiveram pouca ou nenhuma dificuldade em se adaptar, desenvolver-se e comportar-se. Por outro lado, as crianças que não tiveram acesso à Educação Infantil em 2021 e ingressaram no CMEI em 2022 enfrentaram dificuldades em se adaptar, entrar na rotina, socializar-se e relacionar-se, apresentando comprometimento na fala e dificuldade em brincadeiras que exigiam movimento do corpo. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The researchaimsto problematize thereturnofchildrentopreschool classes at a Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) in a municipality in themetropolitanregionof Curitiba. Duringthe Covid-19 pandemic (2020 and 2021), face-to-face attendanceateducationalinstitutionswassuspendedduetohealthproblems. In thisemergencyand provisional context, teachersneededto organize proposals for writtenactivitiestomeet curricular demandsat a distance. The childrencarried out theseactivities in their homes, withremoteguidancefromtheteachersand, often, withthe help oftheirfamilies. More specifically, thebehaviorof post-pandemicchildrenisanalyzed in relationtothedisciplining processes thatguidetheir individual andcollectiveconduct in schoolfiguration, processes thatwereabsentduringtheemergencyperiod. The conceptofcivilizingprocessdevelopedby Norbert Elias willbeused as a theoreticalbasis. Methodologicallyclassified as a case study, basedon data collectedthrough interviews withthepedagogueandteachersofpreschool classes, theinvestigationintendstocontributetotheanalysisofthe CMEI as a socializingspace for children'seducation, highlightingthe postpandemiclimitsandpossibilitiesbasedontheinterpretationsofprofessorswhoworkedatthesameinst itutionthroughouttheperiod (duringand post-pandemic). | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19, Pandemia de, 2020- | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Educação infantil : crianças no CMEI pós-pandemia | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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