O papel estratégico da pesquisa com consumidor para tomada de decisões em economia circular : uma análise bibliométrica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCoelho, Mariana de Freitas, 1985--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica-
Autor(es): dc.creatorFéderle, Suélyn-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:24:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:24:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/88522-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88522-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Mariana de Freitas Coelho-
Descrição: dc.descriptionArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso-
Descrição: dc.descriptionArtigo (especialização) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A economia circular emergiu como alternativa sustentável ao tradicional modelo linear de produção e consumo. Embora os consumidores desempenhem papel crucial neste ciclo, sua participação nos processos decisórios ainda carece de espaço. A fim de entender o atual cenário de aplicação da pesquisa com consumidor no setor de cosméticos e alimentos, foram realizadas buscas sistemáticas de publicações envolvendo economia circular e pesquisa com consumidor na base de dados Scopus, seguidas de análises bibliográficas por método de mapeamento visual em rede e de análise de co-ocorrência das palavras-chave utilizando o programa VOSviewer. As análises mostraram que as pesquisa em economia circular e consumidor são recentes, aumentando exponencialmente a parti de 2028. As principais áreas vinculadas à pesquisa em economia circular são desenvolvimento de ingredientes para a indústria de alimentos e cadeia de Supply Chain. Nesta última, vemos o consumidor envolvido com temas relacionados à sustentabilidade de materiais, mas de forma pontual. Quando a busca inclui necessariamente o consumidor, vemos que o vínculo com economia circular se dá em 3 grandes temas: sustentabilidade de materiais, disseminação de informações e pesquisas com consumidor. Uma vez que a pesquisa com consumidores permite compreender preferências, comportamentos, obstáculos e oportunidades, é essencial que ganhe ainda mais espaço como uma ferramenta para tomada de decisões estratégicas no âmbito da economia circular. Este trabalho propõe meios para que a cultura de acesso ao consumidor através de pesquisas seja implementada nas companhias através de treinamentos, integração aos processos de desenvolvimento, avaliação da experiência com produtos, inclusão aos processos de marketing e monitoramento contínuo-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEconomia circular-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso decisório-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa de mercado-
Título: dc.titleO papel estratégico da pesquisa com consumidor para tomada de decisões em economia circular : uma análise bibliométrica-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.