O impacto da inteligência artificial na estratégia de pequenas e médias empresas : um estudo de revisão sistemática da literatura

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Rodrigo Luiz Morais da-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica-
Autor(es): dc.creatorTiecker, Gustavo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:58:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:58:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/88476-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88476-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rodrigo Luiz Morais da Silva-
Descrição: dc.descriptionArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso-
Descrição: dc.descriptionArtigo (especialização) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A inteligência artificial (IA) pode ser considerada um desafio ou uma oportunidade para as pequenas e médias empresas (PMEs). Embora a literatura tenha avançado nesse campo, as contribuições ainda são pontuais e não apresentam uma visão ampla dos achados identificados até o momento. Dessa forma, este estudo tem como objetivo analisar o cenário atual da utilização de IA em PMEs, bem como seu impacto na gestão estratégica. A partir da estratégia de revisão sistemática da literatura, foi realizada a busca na base de dados Web of Science utilizando variações dos termos em inglês AI (Artificial Intelligence) e SMEs (Small and Medium-sized Enterprises). Inicialmente, 264 trabalhos foram encontrados, e após o refinamento, 20 destes foram analisados de forma detalhada. Observou-se que a literatura tem se dedicado especialmente em cinco áreas que relacionam IA e PMEs: manufatura inteligente, IA para previsão e tomada de decisão, transformação digital, IA em marketing e segurança da informação. Os resultados centram-se em desafios e sugestões para a implementação. Os desafios abrangem a gestão de recursos limitados e a exigência de prontidão tecnológica. Recomendações para a fase inicial de implementação incluem a promoção de treinamentos, a escolha de soluções prontas e de baixo custo, o investimento na coleta e armazenamento de dados, e o aporte em infraestrutura básica para a tecnologia. Assim, o estudo contribui com o avanço do conhecimento acadêmico e gerencial, em torno das temáticas abordadas-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPequenas e médias empresas-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência artificial-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento organizacional-
Título: dc.titleO impacto da inteligência artificial na estratégia de pequenas e médias empresas : um estudo de revisão sistemática da literatura-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.