O olhar das crianças de um CMEI de Curitiba sobre os cantos de atividades diversificadas

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Autor(es): dc.contributorCoutinho, Ângela Scalabrin, 1976--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorBart, Nathalia Cristina-
Autor(es): dc.creatorSouza, Amanda Patrícia de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:16:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:16:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/88463-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88463-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Ângela Maria Scalabrin Coutinho.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 60-61-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho teve como tema os cantos de atividades diversificadas na educação infantil, em uma turma de Pré I com faixa etária de três a quatro anos, tendo como objetivo investigar de que forma a organização por cantos de atividades diversificadas, proposta pelo Departamento de Educação Infantil vinculado à Secretaria Municipal da Educação do município de Curitiba-PR, está sendo realizada enquanto atividade permanente diária no CMEI e analisar as interações das crianças durante essa proposta. O estudo foi de caráter qualitativo, tendo como referencial teórico a sociologia da infância e a perspectiva histórico cultural, com contribuições de alguns autores tais como Vigotski (1996), Brougére (2010) e Corsaro (2002). Os dados foram coletados por meio de observações participantes, fotografias, filmagens e registros escritos. A partir da pesquisa de campo buscou-se refletir sobre a importância do brincar e do faz de conta para as crianças. Ao fim deste estudo constatou-se que os cantos contextualizados contribuem para as brincadeiras das crianças, possibilitando assim uma vivência mais significativa, interação entre os pares e situações imaginativas.-
Descrição: dc.descriptionAbstract : The present study had as its theme the diversified activities centers in early childhood education a Pre-I class with ages ranging from three to four years, having the purpose of investigate how the arrangement by diversified activities centers, proposed by the Department of Early Childhood Education linked to the Municipal Secretariat of Education of the city of Curitiba-PR, is being implanted as a permanent daily activity in the Municipal Daycare and analysis how the children interact while this propose is implanted. The study had a qualitative nature, having as theoretical framework the Sociology of Childhood and the Cultural-Historical perspective, with contributions of some authors such as Vigotski (1996), Brougére (2010) and Corsaro (2002).The data were collected by participative observations, photographs, footages and written reports.Through the field research, it was intended to reflect about the importance of playing and making-believe for the children.At the end of this research it was verified that the contextualized centers contribute to the children's plays, therefore allowing a more meaningful experience, peer interaction and imaginative situations.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCreches-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de casos-
Título: dc.titleO olhar das crianças de um CMEI de Curitiba sobre os cantos de atividades diversificadas-
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