O processo de alfabetização e letramento no 3° ano do ensino fundamental : quem são e o que aprenderam as crianças consideradas "não alfabetizadas" ?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDaniel, Leziany Silveira, 1978--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorLima, Dayane Cardoso de-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Aline Cristina de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:03:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:03:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/88462-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88462-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra Leziany Silveira Daniel.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 65-67-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho teve como objetivo principal trazer os aspectos que permeiam o fracasso escolar de alunos que estão na fase da Alfabetização considerando, neste sentido, os aspectos sociais em que esses alunos se encontram. Para a realização do trabalho foram utilizadas pesquisas bibliográficas que promoveram a fundamentação teórica, servindo como alicerce para o conceito de alfabetização. Os estudos de Emília Ferreiro e Maria de Fátima Gomes contribuíram positivamente, para a fundamentação teórica do presente trabalho. Também foi realizada pesquisa de campo com estudantes do 3° ano do Ensino Fundamental, último ano de alfabetização, de duas escolas Municipais de Curitiba, com o objetivo de entender as razões que podem estar interferindo no processo de alfabetização dos alunos entrevistados.-
Descrição: dc.descriptionAbstract : This work had as main objective to bring the aspects that permeate the school failure of students who are in the Literacy phase considering, in this sense, the social and the familiar aspects in which these students meet; the Pedagogical Political Projects; Teacher-student relationship and teacher training. For the accomplishment of the work were used bibliographical researches that promoted the theoretical foundation, serving as a foundation for the concept of literacy. The studies of Emília Ferreiro and Maria de Fátima Gomes contributed positively to the theoretical basis of the present study. Field research was also carried out with students from the 3rd year of Elementary School, last year of literacy, from two municipal schools in Curitiba. This field has been studied by the students and is a questionnaire applied to the regent teachers of both schools. In order to understand the reasons that may be interfering in the literacy process of the students interviewed.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização - Experiências-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de ensino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectRendimento escolar-
Título: dc.titleO processo de alfabetização e letramento no 3° ano do ensino fundamental : quem são e o que aprenderam as crianças consideradas "não alfabetizadas" ?-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.