Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Daniel, Leziany Silveira, 1978- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Dayane Cardoso de | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Aline Cristina de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:03:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:03:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/88462 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88462 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra Leziany Silveira Daniel. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 65-67 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho teve como objetivo principal trazer os aspectos que permeiam o fracasso escolar de alunos que estão na fase da Alfabetização considerando, neste sentido, os aspectos sociais em que esses alunos se encontram. Para a realização do trabalho foram utilizadas pesquisas bibliográficas que promoveram a fundamentação teórica, servindo como alicerce para o conceito de alfabetização. Os estudos de Emília Ferreiro e Maria de Fátima Gomes contribuíram positivamente, para a fundamentação teórica do presente trabalho. Também foi realizada pesquisa de campo com estudantes do 3° ano do Ensino Fundamental, último ano de alfabetização, de duas escolas Municipais de Curitiba, com o objetivo de entender as razões que podem estar interferindo no processo de alfabetização dos alunos entrevistados. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This work had as main objective to bring the aspects that permeate the school failure of students who are in the Literacy phase considering, in this sense, the social and the familiar aspects in which these students meet; the Pedagogical Political Projects; Teacher-student relationship and teacher training. For the accomplishment of the work were used bibliographical researches that promoted the theoretical foundation, serving as a foundation for the concept of literacy. The studies of Emília Ferreiro and Maria de Fátima Gomes contributed positively to the theoretical basis of the present study. Field research was also carried out with students from the 3rd year of Elementary School, last year of literacy, from two municipal schools in Curitiba. This field has been studied by the students and is a questionnaire applied to the regent teachers of both schools. In order to understand the reasons that may be interfering in the literacy process of the students interviewed. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização - Experiências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rendimento escolar | - |
Título: dc.title | O processo de alfabetização e letramento no 3° ano do ensino fundamental : quem são e o que aprenderam as crianças consideradas "não alfabetizadas" ? | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: