
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Reis, Germano Glufke, 1965- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA Gestão de Talentos e Comportamento Humano | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima, Willian de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:01:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:01:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/88452 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88452 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Germano Glufke Reis | - |
| Descrição: dc.description | Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso | - |
| Descrição: dc.description | Artigo (especialização) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão de Talentos e Comportamento Humano | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo tem como objetivo principal avaliar o engajamento de funcionários internacionais em uma empresa global de tecnologia e também comparando-o com o engajamento dos funcionários da matriz, considerando diversidade, alinhamento cultural e desafios de comunicação. A pesquisa, de natureza quantitativa, destaca que, globalmente, a maioria dos funcionários mantém uma postura neutra em relação ao engajamento, porém, uma análise mais aprofundada revela uma parcela considerável com níveis significativos de engajamento favorável (46%). Funcionários internacionais apresentam um engajamento mais positivo (59% favorável) em comparação com os nacionais (45% favorável), destacando áreas fortes como pertencimento, significado e liderança. A pesquisa sugere a possibilidade de implementar práticas globais bem-sucedidas para aprimorar o engajamento dos funcionários nacionais, enfatizando melhorias no "Equilíbrio entre Trabalho e Vida Pessoal". A relevância deste estudo reside na escassez de literatura que relaciona o engajamento de funcionários internacionais em empresas globais, ressaltando a necessidade crucial de engajamento para colaboradores de diferentes nacionalidades em ambientes altamente competitivos | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Administração de pessoal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Grupos de trabalho | - |
| Título: dc.title | Engajamento de funcionários internacionais em filiais em uma empresa de tecnologia em Curitiba, Paraná | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: