Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ramos, Simone Cristina, 1973- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA Gestão de Talentos e Comportamento Humano | - |
Autor(es): dc.creator | Araujo, Talissa de Moraes Jung | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:28:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:28:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/88451 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88451 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Simone Cristina Ramos | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão de Talentos e Comportamento Humano | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Compreender os processos de comunicação organizacional e suas consequências é relevante, visto que, a comunicação funciona como uma bússola que norteia a relação entre a organização e seus diversos stakeholders. Dessa forma, a comunicação atua como uma ferramenta de estratégia importante que orienta o convívio e as ações dentro da empresa e atribui valor ao clima e à cultura organizacional. Em contrapartida, a comunicação pode ser um meio nocivo à própria organização, por tratar-se de um processo dinâmico, subjetivo, que pode gerar diferentes percepções e interpretações. A presença de ruídos, mal-entendidos e discursos tendenciosos pode prejudicar o processo comunicacional, gerando consequências que afetam no desempenho, motivação, relacionamento e resultados do negócio. A falha na comunicação é um sintoma latente originado do estilo gerencial presente na organização. Nota-se um papel importante das lideranças para identificar ruídos, evitar falhas e transmitir uma comunicação assertiva. Para isso, se faz necessário o aprimoramento e capacitação das lideranças em competências de comunicação. Considerando o papel do líder neste contexto e a importância da comunicação no exercício da liderança, a proposta deste estudo é realizar um diagnóstico das competências de comunicação dos líderes para delinear uma intervenção por meio de um treinamento gerencial, a fim de capacitar os profissionais que ocupam cargo de liderança em uma distribuidora de materiais elétricos localizada em Curitiba. Foram selecionadas seis competências de comunicação da liderança para este estudo, tendo como base de seleção os constructos teóricos utilizados para referenciar a pesquisa, descritas a seguir: autoconhecimento, visão integral, atitude construtiva, transparência, saber ouvir, e relacionamento interpessoal. Com base nas competências de comunicação selecionadas para conduzir o tema de pesquisa, foi elaborado um questionário de entrevista semiestruturado para a coleta de dados qualitativos. A amostragem foi constituída por quatro profissionais que ocupam cargos de gestão na empresa de materiais elétricos, sem um padrão definido para os perfis com o intuito de capturar diferentes pontos de vista a respeito do conteúdo estudado. A pesquisa apresenta uma proposta de intervenção com o intuito de capacitar os líderes de ocupação gerencial e de coordenação da distribuidora de materiais elétricos em seus processos comunicacionais, com a finalidade de minimizar ruídos, promover o engajamento e proporcionar ferramentas e diretrizes para desenvolver, nos líderes, um papel estratégico nas tomadas de decisão | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Liderança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação na administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração de pessoal | - |
Título: dc.title | Competências de comunicação para líderes : proposta de intervenção a partir de estudo de caso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: