
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Alencar, Lívia de Arruda | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:20:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:20:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/88443 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88443 | - |
| Descrição: dc.description | Este é um guia didático revisado por uma banca e pela orientadora Elaine de Cacia de Lima Frick | - |
| Descrição: dc.description | Esse guia didático é o produto final do Trabalho de Conclusão de Curso de licenciatura em Geografia, coordenado pela professora Elaine de Cacia de Lima Frick, e tem como objetivo abordar as potencialidades do uso do Google Earth na Web para a realização de mapeamento colaborativo, buscando assim o desenvolvimento do pensamento espacial nos estudantes do Ensino Médio e valorização do seu cotidiano nas práticas geográficas. Importante ressaltar que as potencialidades desse guia vão além, e podem ser utilizadas nos anos finais do Ensino Fundamental II, por exemplo. Para isso, serão apresentadas, ao longo de três unidades, uma contextualização sobre o mapeamento colaborativo, as geotecnologias e seu uso em sala de aula, as principais ferramentas necessárias para realizar o mapeamento, além de sugestões de materiais e atividades práticas com o mesmo. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Geografia | - |
| Relação: dc.relation | 1; | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Recurso didático-pedagógico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cartografia | - |
| Título: dc.title | Guia didático: mapeamento colaborativo no Google Earth Web | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: