Marcas próprias : implicações sobre o ambiente concorrencial alimentício

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Autor(es): dc.contributorPaula, Nilson Maciel de, 1951--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico-
Autor(es): dc.creatorPúblio, Marcelo Abílio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:36:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:36:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2001-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/88378-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88378-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Nilson Maciel de Paula-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas-
Descrição: dc.descriptionResumo: Análise do fenômeno do surgimento dos produtos de marcas próprias no Brasil e no mundo, principalmente nos anos 80 e 90 onde o fenômeno é mais intenso, sob o enfoque das teorias da Organização Industrial principalmente àquelas referentes às estratégias das firmas. Enfoca principalmente dois setores diretamente envolvidos com o surgimento do fenômeno, as firmas processadoras e os supermercados. Discorre sobre as principais transformações do ambiente concorrencial nesses dois setores, e também sobre as alterações ocorridas nas suas relações. O trabalho foi motivado para tentar entender como as relações concorrenciais iriam se alterar com a introdução de uma nova marca no mercado, que possuía características distintas das demais: é pertencente a um supermercado. A partir desse fato, discorre uma análise sobre como as relações comerciais poderiam se alterar, e quais firmas poderiam levar vantagem com o crescimento desse fenômeno, sendo constatada não somente uma ameaça às marcas estabelecidas como, ao mesmo tempo, o surgimento de novas oportunidades para determinadas firmas.-
Formato: dc.format127f. : il., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectMarca registrada-
Palavras-chave: dc.subjectConcorrência-
Palavras-chave: dc.subjectMarca de produtos-
Título: dc.titleMarcas próprias : implicações sobre o ambiente concorrencial alimentício-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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