Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kossobudzki, Luiz André | - |
Autor(es): dc.contributor | Pavão, Zelia Milleo, 1928-2021 | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Marilu Benatto Pereira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:07:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:07:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1989 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/88374 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88374 | - |
Descrição: dc.description | Orientadores: Luiz Andre Kossobudzki e Zelia Milleo Pavão | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A pesquisa teve por objetivo verificar a relação entre os resultados do concurso vestibular e o desempenho acadêmico de alunos dos cursos de Psicologia em Curitiba. O estudo abrangeu estudantes que prestaram vestibular nos anos de 1981 e 1982 e que realizaram o curso em uma das três instituições de ensino existentes em Curitiba: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Tuiuti, Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Universidade Federal do Paraná. Formulou-se a hipótese estatística em suas formas nula e alternativa, da existência de correlação significativa entre resultado no concurso vestibular e desempenho acadêmico dos alunos dos cursos de Psicologia. A hipótese foi testada pelo Coeficiente de Correlação Momento Produto de Pearson, com nível de significância estabelecido em 0,05. Adicionalmente foram calculadas as correlações parciais entre cada uma das provas do concurso vestibular e a média do desempenho acadêmico, e as correlações das provas do vestibular entre si. Foram também realizadas correlações múltiplas com exclusão alternada de um dos escores do vestibular com o desempenho acadêmico no curso. Os resultados encontrados indicam a existência de correlação significativa entre os escores do concurso vestibular e os graus do desempenho acadêmico obtidos pelos alunos durante os cinco anos do curso de Psicologia. As provas utilizadas no exame vestibular apresentam validade preditiva verificada a posteriori pelo conjunto do desempenho acadêmico dos alunos. Os dados deste estudo indicam que o vestibular está parcialmente cumprindo com sua principal finalidade que é a de avaliar, selecionar e distribuir os candidatos mais aptos ao ensino superior de acordo com as vagas existentes. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The objective of the study was to verify the relationship between the results of admission tests and the academic performance of students admitted to the Course of Psychology in Curitiba. The study included students admitted in 1981 and 1982 who attended one of three institutions in Curitiba: Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Tuiuti, Pontifícia Universidade Católica do Paraná and Universidade Federal do Paraná. A hypothesis of significant statistical correlation between results of admission tests and academic performance of students from courses of Psychology was formulated under its null alternative viewpoint. The hypothesis was tested by calculation of the Product- Moment Correlation Coefficient of Pearson and the level of significant of 0.05 was adopted. Furthermore the partial correlations between each test of the Admission Examination and mean academic performance were calculated, as well as the correlations among the several tests which comprehend the Admission Examination. Multiple correlations with alternative exclusion of one the scores of the Admission Examination versus academic performance were also determined. The results of the correlation showed statistical significance between scores achieved in the Admission Examination and performance during five years of course. It was concluded that the tests employed in the Admission Examination have predictive value concerning the performance of students, a posteriori. The data show that Admission Examination fulfill its main purpose of appraisal, selection and distribution of the students more qualified for admittance to the University. | - |
Formato: dc.format | x, 120, [17] f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exame vestibular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia - Estudo e ensino (Superior) - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Um estudo da relação entre resultados do concurso vestibular e desempenho acadêmico em psicologia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: