
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Sá, Ricardo Antunes de, 1962- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Thamise Francielly de Moraes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:03:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:03:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/88351 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88351 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá. | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 62-64 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Esta pesquisa buscou investigar como se desenvolve a atuação do pedagogo nas unidades de medidas socioeducativas. Para tanto, traçou-se como objetivos específicos: Realizar revisão de literatura referente ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo; Realizar revisão de literatura sobre o papel do pedagogo em unidades de atendimento socioeducativo; Realizar pesquisa de campo por meio de entrevista com pedagogos que atuam em unidades socioeducativas. O estudo se pautou por uma abordagem qualitativa de pesquisa em educação no qual foram utilizados os trabalhos de Duarte (2002), Thiollent (1986), Lüdke e André (1986), entre outros. O instrumento de coleta de dados foi: a entrevista semi-estruturada que teve a participação de três pedagogos com o intuito de caracterizar o papel do pedagogo nas unidades de medidas socioeducativas. Esta pesquisa buscou aporte teórico nos autores: Adorno (2014); Cruz (2011); Fonseca (2002); Ghiraldelli (1991); Gil (1999, 2008, 2009); Gohn (2006); Goldenberg (1997); Guedes (2014); Junior (2012); Libâneo (2001, 2007, 2011); Malvasi (2014); Maradino (2002); Monteiro (2014); Muribeca (2002); Nascimento (2014); Pietrobon (2006); Pimenta (1991, 1996, 2011); Pinto (2006); Sá (1997, 2013), Santos (2012); Saviani (2007); Silva (1999); Teixeira (2013). A partir da análise das respostas dos pedagogos pode-se observar que cada um deles trabalha de forma diferente, mas, com os mesmos objetivos: colocar em pratica o direito da criança e do adolescente (ECA) para que os mesmos possam ser inseridos novamente na sociedade e vida comunitária | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This research sought to investigate how the performance of the pedagogue in the units of socioeducative measures is developed. For this purpose, the following specific objectives were outlined: To carry out a review of the literature on the National System of Socio-Educational Assistance; To carry out literature review on the role of the pedagogue in socio-educational units; Conduct field research through an interview with pedagogues who work in socio-educational units. The study was based on a qualitative approach to research in education in which the works of Duarte (2002), Thiollent (1986), Lüdke and André (1986), among others, were used. The data collection instrument was: the semi- structured interview that had the participation of three pedagogues with the intention of characterizing the role of the pedagogue in the units of socio- educational measures. This research sought theoretical contribution in the authors: Adorno (2014); Cross (2011); Fonseca (2002); Ghiraldelli (1991); Gil (1999, 2008, 2009); Gohn (2006); Goldenberg (1997); Guedes (2014); Junior (2012); Libâneo (2001, 2007, 2011); Malvasi (2014); Maradino (2002); Monteiro (2014); Muribeca (2002); Birth (2014); Pietrobon (2006); Pimenta (1991, 1996, 2011); Pinto (2006); Sá (1997, 2013), Santos (2012); Saviani (2007); Silva (1999); Teixeira (2013). From the analysis of the pedagogues' responses it can be observed that each of them works differently but, with the same objectives: to put into practice the right of the child and the adolescent (ECA) in order to re- educate the children and young people to that can be inserted again in society and community life. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Título: dc.title | O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo e o papel do pedagogo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: