As questões de gênero e étnico-raciais na literatura infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRuggi, Lennita Oliveira, 1981--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorPutrique, Thalisie Cristine-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:39:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:39:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/88350-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88350-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa Lennita Oliveira Ruggi-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 44-46-
Descrição: dc.descriptionResumo : Partindo do princípio que através da literatura infantil podemos mostrar para as crianças diferentes perspectivas e questões, como as de gênero e étnico- raciais, buscou-se analisar como os livros disponíveis na biblioteca de um Centro de Educação Infantil (CEI) abordam estas questões. Para isso foi considerado nos livros como os personagens femininos e masculinos estavam representados, incluindo os personagens antropomorfizados, e as relações amorosas mostradas em alguns livros. Além das questões de gênero, foram também analisados personagens negros e indígenas das histórias, como estes estão inseridos no enredo. Pode-se constatar que os livros trazem personagens femininos de maneira estereotipada, até mesmo os personagens antropomorfizados apresentam estas características, além disso, as relações amorosas nos livros são representadas exclusivamente por casais heterossexuais, brancos e de classe social alta. Os personagens negros e indígenas aparecem nos livros de maneira coadjuvante, sem falas e de maneira superficial e, em alguns casos, preconceituosa. Foi possível perceber que de modo geral os livros apresentam muitos estereótipos em relação as mulheres, relações amorosas, negros e indígenas-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantojuvenil-
Palavras-chave: dc.subjectConflitos étnicos-
Palavras-chave: dc.subjectHomossexuais-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de casos-
Título: dc.titleAs questões de gênero e étnico-raciais na literatura infantil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.