Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Roballo, Roberlayne de Oliveira Borges, 1973- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.contributor | Dybas, Thayse | - |
Autor(es): dc.creator | Godoy, Tania Soares de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:40:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:40:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/88312 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88312 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Roberlayne de Oliveira Borges Roballo | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 86-89 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho propôs discutir a importância da relação das famílias na educação infantil e o seu papel dentro do CMEI. Atualmente, este tema torna-se relevante, pois a família precisa participar do desenvolvimento dos seus filhos (as) no cotidiano educativo, como também as instituições de educação infantil precisam estabelecer propostas que acolham as famílias. É possível observar também que a presença da família colabora no processo de aprendizagem da criança, como é o relacionamento da família com os profissionais do CMEI e em que momentos a família está presente na instituição. A metodologia utilizada para a realização do presente trabalho se deu através de uma pesquisa bibliográfica de campo (quantitativa e qualitativa),tendo como fundamentação teórica autores como: Ariès; Bagno; Carvalho; Costa; Didonet; Freire; Kramer; Kuhlmann; Pádua; Saviani; Szymanski, entre outros pesquisadores, além de entrevistas com os profissionais da instituição e algumas famílias que possuem filhos matriculados no CMEI. Através das entrevistas buscamos coletar dados em relação a participação efetiva das famílias que fazem parte desta instituição. Os principais objetivos da pesquisa foram: identificar o papel da diretora, pedagoga e professores enquanto articuladores das ações que promovem o envolvimento de toda a comunidade escolar no processo de ensino aprendizagem; apontar as ações desenvolvidas e a efetiva participação dos pais/responsáveis no CMEI, verificando o envolvimento dos mesmos no processo de ensino aprendizagem; identificar a visão dos pais/responsáveis a respeito ao CMEI, levando os possíveis motivos para a falta dos mesmos no processo ensino aprendizagem. Os resultados foram obtidos através da aplicação dos questionários, onde foi possível analisar de forma satisfatória as respostas das pessoas entrevistadas sobre a relação das famílias com o CMEI, mostrando a realidade da relação das famílias com a instituição de ensino que seu filho (a) está inserido. Pode-se concluir também que nem a escola/CMEI e nem a família podem trabalhar em desacordo e de forma solitária, nem uma é mais importante que a outra, pois ambas se completam e tem a sua importância, de forma que uma não pode e nem deve substituir a outra. Assim, é possível concluir que é muito importante a participação da família no âmbito educativo de seu filho | - |
Descrição: dc.description | Abstract : The present study suggests a discussion about the importance of the family in relation to the childhood education and its role inside the CMEI School. In these days this theme becomes very relevant, because the family needs to take part in the development of its children in the,day to day education, as well as the institution needs to establish ways to embrace these families. It’s also possible to observe that the presence of the family can colaborate in the learning process of the child. The methodology used to the accomlishment of this study was based in a bibliographic and a field research (quantitative and qualitative), having as a theoretical foundation authors as: Ariès; Bagno; Carvalho; Costa; Didonet; Freire; Kramer; Kuhlmann; Pádua; Saviani; Szymanski, among others, besides this, we have interviewed professionals in the institution and some families whom have registered their children in the CMEI. Throughout the interviews we have collected data showing the effective role of the family that takes part in the institution. Having in mind that the main objectives are as follow: Identify the role of the principal, educator and class teachers whereas articulators fostering the engagement of the school community in the teaching-learning process; point the actions developed and the effective participation of parents/guardians in the CMEI, checking the envolvement of those last mentioned in the teaching-learning process; identify the interpretation that parents/guardians make concerning the CMEI, taking into account their absences in the teaching- learning process. The results obtained were based on surveys, where it was possible to analyse in a satisfactory way the relations between families and CMEI, revealing the true situation between family and institution co-participation.It can also be concluded that neither the school / CMEI nor the family can work in disagreement and solitary, neither one is more important than the other, since both are complete and has its importance, so that one can not and nor should it replace the other. Thus, it is possible to conclude that the participation of the family in the education of his son is very important | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Família - Conduta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creches | - |
Título: dc.title | CMEI e família : uma aproximação necessária | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: