Formação acadêmica em pedagogia : concepções dos alunos da Universidade Federal do Paraná

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Luciana Ribeiro, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorSiqueira, Taynara Alves de-
Autor(es): dc.creatorNovossate, Suzele-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:37:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:37:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/88311-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88311-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof(a). Dr(a). Luciana Ribeiro Pinheiro-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 45-48-
Descrição: dc.descriptionResumo : Esta pesquisa tem por finalidade analisar e discutir concepções de acadêmicos de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná sobre o curso. Para tanto, investigou- se as expectativas dos alunos em relação à formação acadêmica, as opiniões que as cursistas possuem sobre a relação dos pedagogos com os professores, como elas concebem o campo de atuação do pedagogo e a importância da formação continuada. Em termos metodológicos, tratar-se de uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativa, usando-se como instrumento de coleta de dados o questionário. Para análise dos dados, os participantes foram divididos em dois grupos GA (acadêmicos que ingressaram no curso de Pedagogia em 2017) e GB (acadêmicos concluintes do curso de Pedagogia em 2017). Os dados sugerem que a maioria dos respondentes escolheu o curso de Pedagogia porque gostam da área de educação e querem ter mais conhecimento sobre a mesma, e que o papel do pedagogo é de orientador, auxiliar, mediador e coordenador-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes universitários-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogos-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de casos-
Título: dc.titleFormação acadêmica em pedagogia : concepções dos alunos da Universidade Federal do Paraná-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.