Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Agranionih, Neila Tonin, 1963- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Rosimeri Aparecida dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:53:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:53:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/88309 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88309 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa.Dra. Neila Tonin Agranionih | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 64-66 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O propósito deste estudo foi investigar o que crianças com quatro e cinco anos sabem sobre medidas de comprimento. A pesquisa foi realizada em uma Escola Municipal do município de Curitiba, com 13 crianças de Pré 1. Para isso foram realizadas cinco rodas de conversas onde as crianças responderam perguntas relacionadas ao tema abordado. A partir das questões colocadas pela pesquisadora as crianças expressaram suas hipóteses sobre o que é medir, sobre como e com que se mede largura e distância. A partir da análise dos dados obtidos observou-se que as crianças relacionam medir com a ação de medir e com instrumentos de medida como a balança e a régua. Também expressam que a finalidade de medir relaciona-se ao saber o tamanho. Os resultados da pesquisa mostraram que as noções que as crianças têm sobre medidas foram construídas nas experiências que vivenciaram dentro ou fora da escola e envolveram ações de medir | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de casos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medidas de comprimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção em crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem - Matemática | - |
Título: dc.title | Medidas de comprimento na educação infantil com crianças de 4 a 5 anos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: