Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Soek, Ana Maria, 1981- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.contributor | Sebastião, Raphaela Bender | - |
Autor(es): dc.creator | Gozzo, Paula Alessandra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:22:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:22:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/88307 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88307 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Professora Mestre Ana Maria Soek. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 62-64 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar a comunicação entre família e escola via agenda escolar através da análise de conteúdo de três agendas escolares: uma de instituição pública, uma privada e uma filantrópica, com o objetivo de buscar comparações, semelhanças e diferenças entre elas. Para embasar e contextualizar a análise utilizou-se como suporte alguns autores como Barbosa (2010), Kuhlmann Jr. (200, 2015), Kilpp (2010), Oliveira (2010), Sambrano (2010), entre outros, para discorrermos sobre a história da creche e o assistencialismo no Brasil, o relacionamento entre a instituição de educação infantil e família, bem como a especificidade da Educação Infantil. Para análise das agendas foi utilizado como procedimento metodológico a análise de conteúdo conforme proposto por Bardin (1977). Após as análises percebeu-se que a agenda escolar pode ser uma ferramenta importante para o diálogo e comunicação entre escola e família, porém ela não é utilizada como forma de comunicação efetiva, principalmente pelos professores. Considera-se ainda que há uma necessidade de um espaço maior para discussão do tema na formação inicial e continuada dos professores que atuam na educação Infantil, visto ser essa a etapa que mais precisa dessa comunicação bilateral e efetiva entre a família escola e vice-versa, por ser destinada crianças que ainda não se comunicam verbalmente, e principalmente por ser na creche onde muitas famílias estão passando pela experiência parental pela primeira vez e as crianças ainda não são capazes de se expressar através da fala, cabe às professoras e professores e instituição em geral começar uma relação de diálogo | - |
Descrição: dc.description | Abstract : The present final paper had as objective analyzing the communication between family and school through the agenda by content analysis of three agendas: one of a public school, a private school and philanthropic institution in order to seek comparisons, similarities and differences between them. To support and contextualize our analysis, we use as support some authors such as Barbosa (2010), Kuhlmann Jr. (200, 2015), Kilpp (2010), Oliveira (2010), Sambrano (2010), among others to discuss the history of kindergarten and assistance in Brazil, the relationship between child education and the family, as well as the specificity of Child Education. For analysis of the agendas, the content analysis as proposed by Bardin (1977) was used as methodological procedure. After the analysis it was noticed that the school agenda can be an important tool for dialogue and communication between school and family, but it is not used as a form of effective communication, mainly by teachers. It is also considered that there is a need for a greater space for discussion of the subject in the initial and continuing formation of teachers who work in Early Childhood Education, since this is the stage that most needs this bilateral and effective communication between the school and families, because it is intended for children who do not yet communicate verbally and mainly because it is in daycare where many families are experiencing parental experience for the first time and children are still unable to express themselves through speech, it is up to the teachers and teachers and institution in general to start a dialogue relationship | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Calendario escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pais e filhos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil - Aspectos psicológicos | - |
Título: dc.title | A comunicação entre família e escola via agenda escolar na educação infantil | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: