
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Franklin, Karen, 1968- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Schuartz, Paula | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:30:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:30:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/88305 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88305 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa Dra Karen Franklin da Silva | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 38-39 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho discute a questão da formação moral no texto Emílio de Rousseau. Pretende estabelecer as relações filosóficas e pedagógicas que constituem o desenvolvimento da moralidade na educação de uma criança desde seu nascimento até a fase adulta. Para isso, foram considerados os principais conceitos presentes na obra, como o homem natural; corrupção humana no meio social; autonomia; cidadania; entre outros, bem como os fundamentos e instrumentos educativos propostos por Rousseau para conservar o indivíduo em pleno estado de bondade e liberdade. Emílio, o aluno imaginário e educado por Jean-Jacques ao receber a chamada ‘educação da natureza’ se torna um indivíduo formado pela ação da sensibilidade, não é forçado a nada, sua autonomia e liberdade são desenvolvidas conforme as escolhas que faz. A moral da criança se desenvolve à medida do fortalecimento do corpo. Ao chegar na juventude, Emílio se preparar para ser homem e, em seguida, um cidadão moralmente ético. O fundamento de ação é o da natureza que o guiou durante o processo educativo. Para levar a termo a proposta apresentam no primeiro capítulo discussões sobre o projeto moral Rousseau, elucidando as justificativas de seu projeto educativo, bem como as bases da educação natural como o fundamento da moral. No segundo capítulo apresentam discussões sobre os cuidados necessários para com a criança, a constituição de seu ser moral e a força da natureza como princípio moral. E por fim, no terceiro capítulo a discussão sobre a moral cidadã compreendida na tensão entre o ser homem e o ser cidadão. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação moral | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rousseau, Jean Jacques, 1712 1778 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Formação | - |
| Título: dc.title | O Emílio de Rousseau : o processo de uma educação moral | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: