Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Olmo, Francisco Javier Calvo del, 1986- | - |
Autor(es): dc.contributor | Carras, Catherine | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Autor(es): dc.contributor | Université Grenoble-Alpes | - |
Autor(es): dc.creator | Bonneton, Camille | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:03:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:03:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/88304 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88304 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Francisco Calvo Del Olmo | - |
Descrição: dc.description | Coorientadora: Profa. Dra. Catherine Carras | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras, em cotutela com a Universidade Grenoble-Alpes. Defesa : Curitiba, 08/11/2023 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Essa dissertação trata da ação do professor na turma e no grupo com o objetivo de construir um clima de confiança. Tentamos responder à seguinte pergunta: em que a ação do professor, através de diferentes atividades criadas, lúdicas, coletivas, interculturais, contribui para a construção de um clima de confiança favorável à aprendizagem? Nos interessamos então pela ação docente, pelo clima de aula, e pela dinâmica dos grupos, mas também pelos diversos tipos de atividades relacionadas a uma abordagem lúdica, ou atividades em grupo num curso de língua, e numa dinâmica de ensino intercultural. Verificamos os efeitos que essas atividades produzem sobre os aprendizes e sua implicação por meio da análise dos resultados da aplicação de um questionário e dos registros realizados nas aulas mostrando a participação dos alunos durante as interações, bem como as interações com o professor e suas palavras. Percebemos que essas diferentes atividades tiveram efeitos positivos no clima da turma, pelos intercâmbios e pela construção conjunta, melhorando a confiança de alguns aprendizes ao se expressarem na frente do grupo. Ademais, podemos apontar a importância da presença do professor, de seus gestos e palavras, da benevolência e da exigência direcionada aos alunos. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation focuses on the action of the teacher in his classroom and on the group with the aim of building a climate of confidence. We have tried to answer the next question: how does the action of the teacher, through set up of different playful, collective and crosscultural activities, contributes to the construction of a climate of confidence conducive to learning? So, we focus on the teaching act, the class climate, and the dynamics of groups, but also on the various types of activities concerning a playful approach, or else addressing group work in language classes, and in an cross-cultural teaching dynamic. We verify the effects of this activities on the learners and their involvement through the analysis of questionnaire results and of the recordings made during class showing the participation of students during interactions, as well as the interactions with the teacher and his words. We perceived that this different activities had positive effects on the class climate, through exchanges and common construction, improving the confidence of some learners to express themselves in front of the group. Moreover, we could experience the importance of the presence of the teacher, his gestures and words, between benevolence and requirement towards the learners. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente de sala de aula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades criativas na sala de aula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Atitudes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Título: dc.title | Construire un climat de confiance en classe, un facteur important de l'apprentissage : la construction d'un climat de confiance à travers l'action enseignante et l'apport d'activités en groupe, ludiques et interculturelles, dans une classe de fle au Brésil | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: