
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Valéria Milena Röhrich, 1969- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Patricia Stacholski | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:31:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:31:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/88214 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88214 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Valéria Milena Rohrich Ferreira. | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 86-88 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Objetivou-se investigar como as crianças do Sítio Cercado vivenciam e utilizam o bairro e quais os significados que atribuem a ele. Sobre o referencial teórico foram explorados temas como a concepção de infância nos distintos períodos históricos, a sociologia da infância e alguns dos seus principais autores e concepções de bairro e de cidade. A coleta de dados foi realizada em uma escola da rede municipal de Curitiba, no bairro Sítio Cercado. A escolha dessa escola foi realizada de maneira aleatória, obedecendo ao critério de estar localizada dentro de um bairro periférico da cidade. Por meio de um roteiro semiestruturado foram realizadas conversas com 7 crianças dos quartos e quintos anos da escola. Para a coleta dos dados qualitativos foi realizada também uma pesquisa sobre o bairro Sítio Cercado para compreender a realidade das crianças participantes da pesquisa. Pode-se notar que o bairro é o que apresenta o menor índice de áreas verdes públicas da cidade de Curitiba, porém apresenta um número elevado de praças quando comparado com os demais bairros e que as crianças fazem uso frequente desse espaço dentro do bairro. A pesquisa demonstrou ainda que as crianças atribuem significados diferentes dos de seus pais com relação à segurança e demonstram um posicionamento crítico sobre os problemas do bairro. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This research aimed at both investigating how children in Sítio Cercado live and use the neighborhood and what meanings they ascribe to it. About the theoretical framework, themes such as the childhood concept through history, sociology of childhood as well as some of its most important authors, and some concepts of neighborhood and city were explored. The data collection was made at a local school in Sítio Cercado, Curitiba. This school was chosen at random, with the criterion of being located in the outskirts of town. Conversations with 7 children from the fourth and fifth grades were made through a semi-structured script. In order to collect qualitative data, a research about the neighborhood was made aiming at comprehending children’s reality there. It is possible to observe that the neighborhood presents fewer public green areas than the others in Curitiba. On the other hand, Sítio Cercado presents more squares when compared to the other neighborhoods and children use these places often. The research also demonstrated that children ascribe meanings that are different from their parents concerning safety and that they state a critical position about the problems in the neighborhood. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudo de casos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bairros - Curitiba (PR) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Percepção em crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Periferias urbanas | - |
| Título: dc.title | O bairro Sítio Cercado na ótica das crianças : seus usos e significados | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: