Depressão infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Sandra Regina Dias da, 1959--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Patricia Brand-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:29:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:29:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/88210-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88210-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa Dra Sandra Regina Dias da Costa.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 39-41-
Descrição: dc.descriptionResumo : A depressão tem sido um tema bastante discutido, entretanto, especialmente na área educacional, percebe-se a falta de conhecimento tanto sobre seu contexto histórico quanto sobre a sua repercussão no desenvolvimento e qualidade de vida das pessoas. Mais ainda, percebe-se que a depressão infantil, sub tópico da depressão, acaba por ser pouco conhecida e discutida pelos profissionais que atuam nas escolas. Em atenção a essas lacunas, este trabalho buscou investigar a depressão infantil e suas possíveis interferências no âmbito escolar, a partir do contexto histórico no qual esta inserida assim como sua base neurológica. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sob a perspectiva da metodologia qualitativa, e buscou-se levantar e analisar o que tem sido publicado sobre o tema "depressão infantil" entre os anos de 2010 e 2016, nas bases SciELO e PePSIC. A pesquisa evidenciou a carência de estudos que abordem a depressão infantil no contexto escolar, indicando um campo fértil para futuras pesquisas.-
Descrição: dc.descriptionAbstract : Depression has been a well-discussed topic; however, especially in the educational area, one perceives the lack of knowledge both about its historical context and about its repercussion on the development and quality of life of the people. Moreover, it is perceived that the subtopic depression of the child, is little known and discussed by professionals who work in schools. In view of these shortcomings, this work sought to investigate childhood depression and its possible interference in the school context, from the historical context in which it is inserted as well as its neurological basis. For that, a bibliographic review was carried out under the perspective of the qualitative methodology, and it was sought to raise and analyze what has been published on the theme "child depression" between the years 2010 and 2016, in the SciELO and PePSIC bases. The research evidenced the lack of studies that address children's depression in the school context, indicating a fertile field for future research.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDepressão em crianças-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Título: dc.titleDepressão infantil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.