As contribuições do circo social na formação humana de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social : considerações sobre o circo da cidade (Curitiba-PR)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChaves Junior, Sérgio Roberto, 1979--
Autor(es): dc.contributorPereira Netto, Nilo Silva-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorManzi, Paola Demio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:07:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:07:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/88209-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88209-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Sergio Roberto Chaves Junior-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Prof. Dndo. Nilo Pereira Netto-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 64-70-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho refere-se à identificação das contribuições da atividade circense, em especial do Circo Social, para a formação humana de crianças e adolescente inseridos em ambientes de vulnerabilidade social. A metodologia da pesquisa caracteriza-se no método de abordagem dialético, levantando as contradições que a revisão de literatura nos apresenta, buscando realizar um trabalho de análise crítica, com as perspectivas da Educação Popular de Paulo Freire e do Materialismo Histórico de Dermeval Saviani. Para chegar ao resultado foi necessário recorrer a algumas fundamentações teóricas envolvendo outros temas como: Desigualdade social, vulnerabilidade, direitos e deveres, arte e cultura, Circo e Circo Social, e também foi analisado o Circo da Cidade buscando compreender se ele pode ser considerado um Circo Social. Os resultados obtidos foram que o Circo Social, assegura o direito à arte e a cultura para as comunidades carentes, utilizando-a como ferramenta pedagógica. Ela oferece conhecimentos diversos, e não se restringe apenas as técnicas circenses, mas busca a formação integral do individuo. Com relação ao Circo da Cidade, pode-se compreender que em alguns momentos, ele tinha um viés social, porém, com as mudanças de gestões o projeto mudava seu objetivo inicial.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Maus-tratos-
Palavras-chave: dc.subjectRecreaçao (Circo)-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades culturais-
Palavras-chave: dc.subjectAção social-
Título: dc.titleAs contribuições do circo social na formação humana de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social : considerações sobre o circo da cidade (Curitiba-PR)-
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