Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Meucci, Simone, 1970- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia | - |
Autor(es): dc.creator | Rugeri, Talita Cristine | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:26:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:26:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/88203 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88203 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Simone Meucci | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa : Curitiba, 08/12/2023 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Sociologia | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo deste estudo consiste em analisar a maneira pela qual os jovens desenvolvem suas posições político-ideológicas. A pesquisa baseou-se em entrevistas com ex-alunos que cursaram o ensino médio entre os anos de 2013 e 2019, em duas instituições educacionais de Curitiba/PR, uma de caráter público e outra do setor privada. O objetivo central do trabalho é compreender como esses jovens vivenciaram e perceberam os eventos políticos durante e após sua saída do ensino médio, bem como avaliar o impacto desses eventos e das instituições sociais na formação de suas perspectivas políticas. Nesse contexto, o estudo buscou investigar o lugar da política na vida desses jovens, considerando que eles testemunharam eventos políticos significativos durante seu período de permanência no ensino médio e após sua conclusão. A partir de questionários com 69 jovens e posteriormente 19 entrevistas individuais e grupos de discussão, os resultados da pesquisa indicam que a forma como esses jovens experienciaram tais eventos, juntamente com suas relações familiares, experiência escolar, entrada no mercado de trabalho, ingresso na universidade e uso das redes sociais, desempenharam um papel crucial na construção de suas posições político-ideológicas. Além disso, o estudo destaca como o período da pandemia afetou a percepção sobre política dos jovens e demonstra que a formação de suas posições político-ideológicas é influenciada por emoções, em particular o medo, e é entendida como um processo de aprendizado ainda em desenvolvimento, especialmente entre os jovens que se identificam como sendo de centro-esquerda. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The objective of this study is to analyze the way in which young people develop their political-ideological positions. The research was based on interviews with former students who attended high school between 2013 and 2019, in two educational institutions in Curitiba/PR, a public one and a private one. The central objective of the work is to understand how these young people experienced and perceived the political events during high school and after leaving it, as well as to evaluate the impact of these events and social institutions on the formation of their political perspectives. In this context, the study sought to investigate the place of politics in these young people’s lives, considering that they witnessed significant political events during their high school period and after their graduation. Based on questionaries with 69 students and later 19 individual interviews and discussions groups, the results of the research shows that the way these young people experienced such events, along with their family relationships, school experience, entrance into the labor market, entrance into the university and use of social networks, played a crucial role in the building of their political-ideological positions. In addition, the study highlights how the pandemic period affected young people’s perception of politics and demonstrates that the formation of their political-ideological positions is influenced by emotions, in particular fear, and is understood as a learning process still in development, especially among young people who identify themselves as being center-left. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes - Atividades políticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência política | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Aspectos políticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jovens - Participação politica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
Título: dc.title | "Neutro é shampoo de bebê..." : a elaboração do posicionamento político-ideológico de jovens em Curitiba | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: