Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Padovani, Stephania, 1973- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design | - |
Autor(es): dc.creator | Nardon, Priscila Daienny Zimermann | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:57:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:57:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/88202 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88202 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Stephania Padovani | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 29/02/2024 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Design | - |
Descrição: dc.description | Resumo: As competências ligadas à criatividade são amplamente almejadas quando se fala na construção de uma sociedade capaz de vencer demandas complexas e globais. Com vistas a suprir tais demandas, tanto da academia como de instituições de pesquisa governamentais ou não governamentais, recomenda-se o incentivo da criatividade na formação de cada indivíduo, já no ensino básico. Entretanto, a prática é diferente do que prevê a teoria, uma vez que o ambiente escolar apresenta nuances e atores específicos que precisam ser levados em consideração. Nesse sentido, esta pesquisa tem por objetivo inserir-se no ambiente escolar e projetar um modelo teórico-prático capaz de auxiliar o planejamento de atividades que fomentem o desenvolvimento do pensamento criativo. A construção de tal proposta foi guiada pela Design Science Research (DSR). Fundamentou-se em autores-base sobre a criatividade e abordagens da inteligência de design na escola, bem como investigou práticas similares à do campo a ser analisado já relatadas na literatura. Em um segundo momento, vivenciamos a prática atual dos professores, com intuito de encontrar possibilidades e lacunas em que a inteligência de design possa atuar em parceria com a práxis escolar. Por fim, a partir da conexão entre o que almeja a literatura e as necessidades dos professores, construímos e testamos o modelo proposto. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Skills linked to creativity are widely sought after when it comes to building a society capable of overcoming complex and global demands. In order to meet such demands, both from academia and from governmental or non-governmental research institutions, it is recommended to encourage creativity in the training of each individual, already in basic education. However, practice is different from what theory predicts, since the school environment presents nuances and specific actors that need to be taken into consideration. In this sense, this research aims to insert itself into the school environment and design a theoretical-practical model capable of assisting in the planning of activities that encourage the development of creative thinking. The construction of this proposal was guided by Design Science Research (DSR). It was based on base authors on creativity and design intelligence approaches at school, as well as investigating practices similar to those already reported in the literature in the field to be analyzed. In a second moment, we experienced the current practice of teachers, with the aim of finding possibilities and gaps in which design intelligence can act in partnership with school praxis. Finally, based on the connection between what the literature aims for and the needs of teachers, we built and tested the proposed model. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho (Projetos) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criatividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento criativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho Industrial | - |
Título: dc.title | C.A.O.S : o pensamento criativo em ação na escola | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: