Análise dos critérios usados pelos pais na escolha da escola para seu filho com Síndrome de Down

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMinetto, Maria de Fatima Joaquim, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorPereira, Parmes Amanda Stier Ramires-
Autor(es): dc.creatorValle, Nicolle Kristine Santos do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:46:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:46:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/88192-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88192-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Professora Doutora Maria de Fátima Minetto.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 60-63-
Descrição: dc.descriptionResumo : A escolarização é uma fase desafiadora para os pais de crianças com síndrome de Down. Desta maneira, a pesquisa objetivou identificar os critérios que subsidiam pais na escolha da escola para seu filho com SD. O método consistiu numa abordagem predominantemente quantitativa que traz alguns aspectos qualitativos. Foram entrevistados 71 famílias, sendo 63 mães, 3 pais e 5 responsáveis, cujos filhos apresentam diagnóstico de síndrome de Down. Após a computação dos dados levantados, as respostas foram classificadas nas seguintes categorias: 1) Os Critérios Utilizados na Escolha da Escola do Filho (a); 2) Escola Especial e suas Vantagens; 3) Escola Especial e suas Desvantagens; 4) Escola Regular e suas Vantagens; 5) Escola Regular e suas Desvantagens; 6) Influência da Escola no Desenvolvimento da Criança; 7) Satisfação dos pais com a Escolha da Escola Regular para seus Filhos (as); 8) Satisfação dos pais com a Escolha da Escola Especial para seus Filhos (as); 9) Expectativa em relação ao aprendizado; 10) Atividades para Realizar em Casa. Os resultados apontaram que 47% dos pais que escolheram a escola especial consideram os atendimentos especializados oferecidos como vantagem e entre os pais que escolheram a escola regular, 27% indicaram que a escola permite o melhor desenvolvimento da criança. Na comparação dos dados sócio demográficos com a escolha da escola regular, houve associação significativa com relação a escolaridade da mãe. Também ficou evidente que os pais que optaram pela escola regular conhecem mais a legislação. Conclui-se que que são múltiplos os fatores que influenciam a decisão dos pais sendo que as facilidades com relação a rotina diária e segurança tem grande influência.-
Descrição: dc.descriptionAbstract : Schooling is a challenging phase for parents of children with Down syndrome. In this way, the research aimed to identify the criteria that subsidize parents in the choice of school for their child with DS. The method consisted of a predominantly quantitative approach that brings some qualitative aspects. We interviewed 71 families, 63 mothers, 3 parents and 5 parents, whose children are diagnosed with Down syndrome. After computing the data collected, the answers were classified into the following categories: 1) The Criteria Used in the Choice of the School of the Child; 2) Special School and its Advantages; 3) Special School and its Disadvantages; 4) Regular School and its Advantages; 5) Regular School and its Disadvantages; 6) Influence of the School on Child Development; 7) Parents satisfaction with the Regular School Choice for their Children; 8) Parents satisfaction with the Choice of Special School for their Children; 9) Expectation regarding learning; 10) Activities to Do at Home. The results indicated that 47% of the parents who chose the special school considered the specialized services offered as an advantage and 27% indicated that the school allows the child to be better developed among the parents who chose the regular school. In the comparison of the socio-demographic data with the choice of the regular school, there was a significant association with the mother's schooling. It was also clear that parents who opted for regular school were more familiar with the legislation. It is concluded that there are multiple factors that influence the decision of parents and that the facilities with regard to daily routine and safety have great influence.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças com deficiência-
Palavras-chave: dc.subjectDown, Síndrome de-
Palavras-chave: dc.subjectPais de crianças com deficiência-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Estudo e ensino-
Título: dc.titleAnálise dos critérios usados pelos pais na escolha da escola para seu filho com Síndrome de Down-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.