Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dias, Lucimar Rosa, 1966- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.contributor | Zau, Thays Samara Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Venâncio, Milena de Lara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:43:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:43:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/88188 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88188 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Lucimar Rosa Dias | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 41-43 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Desde a alteração do artigo 26-A da Lei no 9.394/96 pelas leis 10.639/03 e 11.645/08, a educação brasileira vem se modificando para incluir a educação para as relações étnico-raciais nos currículos das instituições de ensino. Partindo desta temática, esta pesquisa analisou um curso de formação de professoras no município de Curitiba, e desta forma, teve como objetivo identificar os desafios presentes na realização de um curso de formação de professoras em Educação para as Relações Étnico-Raciais, desenvolvido a distância, a partir da perspectiva das sujeitas que nele atuaram. Para tanto foram realizadas três entrevistas semiestruturadas, com coordenadora plataforma moodle, uma tutora e a coordenadora da Secretaria Municipal de Educação responsável pelo tema nesta secretaria. Além disso, as professoras cursistas foram consultadas por meio de um questionário online. Como resultado é possível concluir que professoras e demais envolvidas, consideraram a experiência construtiva e validaram a modalidade à distância, porém, apontam a necessidade de mais momentos presenciais e conteúdos adaptados à modalidade. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Título: dc.title | A formação de professoras para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais : uma experiência na rede municipal de Curitiba | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: