A formação de professoras para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais : uma experiência na rede municipal de Curitiba

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Autor(es): dc.contributorDias, Lucimar Rosa, 1966--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorZau, Thays Samara Silva-
Autor(es): dc.creatorVenâncio, Milena de Lara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:43:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:43:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/88188-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88188-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Lucimar Rosa Dias-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 41-43-
Descrição: dc.descriptionResumo : Desde a alteração do artigo 26-A da Lei no 9.394/96 pelas leis 10.639/03 e 11.645/08, a educação brasileira vem se modificando para incluir a educação para as relações étnico-raciais nos currículos das instituições de ensino. Partindo desta temática, esta pesquisa analisou um curso de formação de professoras no município de Curitiba, e desta forma, teve como objetivo identificar os desafios presentes na realização de um curso de formação de professoras em Educação para as Relações Étnico-Raciais, desenvolvido a distância, a partir da perspectiva das sujeitas que nele atuaram. Para tanto foram realizadas três entrevistas semiestruturadas, com coordenadora plataforma moodle, uma tutora e a coordenadora da Secretaria Municipal de Educação responsável pelo tema nesta secretaria. Além disso, as professoras cursistas foram consultadas por meio de um questionário online. Como resultado é possível concluir que professoras e demais envolvidas, consideraram a experiência construtiva e validaram a modalidade à distância, porém, apontam a necessidade de mais momentos presenciais e conteúdos adaptados à modalidade.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Título: dc.titleA formação de professoras para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais : uma experiência na rede municipal de Curitiba-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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