
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Vieira, Carlos Eduardo, 1963- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Faria, Maria Cristiane Nunes de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:25:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:25:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/88157 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88157 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Vieira. | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 56-57 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho busca analisar os debates realizados na Primeira Conferência Nacional de Educação (I CNE), que foi sediada em Curitiba no ano de 1927. O propósito da pesquisa é entender o discurso educacional veiculado na I CNE e a sua relação com o que estava sendo discutido no cenário educacional brasileiro dos anos de 1920. Para esse fim, foram utilizados como fontes a ata e as teses da referida conferência, além da historiografia que contempla a temática abordada. A I CNE foi promovida pela Associação Brasileira de Educação (ABE), em conjunto com inspetoria Geral da Instrução Pública do Paraná. Nesta foram debatidas 113 teses, tendo como foco principal a organização nacional do ensino primário. Para melhor compreensão da I CNE buscou-se refletir sobre as concepções presentes no evento acerca da educação e do contexto político em que o Brasil se encontrava no período estudado. Na década de 1920, em um cenário marcado pela crescente urbanização e pelo crescimento dos índices de industrialização, criou-se um contexto favorável à ideia da reconstrução social pela via dos investimentos em educação. Neste cenário, em outubro de 1924, um grupo de intelectuais formados por médicos, advogados, engenheiros e professores, fundou a Associação Brasileira de Educação (ABE). A ABE desempenhou papel de aglutinadora das elites intelectuais, interessadas nos debates sobre concepções e, sobretudo, reformas educacionais. Estes grupos, ainda que pertencentes a diferentes filiações ideológicas, traçaram um conjunto de ações que confluíam para um objetivo comum: a modernização social e educacional do país. Na CNE participaram representantes de 16 Estados brasileiros, além do Distrito Federal. Quatro teses foram apresentadas pela direção da ABE e estas foram consideradas as balizas principais do evento, tendo como focos: a unidade nacional pela cultura literária, pela cultura cívica, pela cultura moral; a unificação do ensino primário; a criação das Escolas Normais Superiores; a organização dos quadros nacionais, cooperações de aperfeiçoamento técnico, científico e literário. Nas conclusões deste estudo percebemos que as propostas educacionais discutidas e apresentadas pela ABE não se restringiam apenas à educação escolar, elas incluíam também estratégias de organização de várias práticas educacionais que, por meio das CNEs e do engajamento desses intelectuais, visaram à mobilização da sociedade, bem como a indução de políticas públicas para a modernização do país. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Discursos, ensaios, conferencias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudo de casos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
| Título: dc.title | Primeira Conferência Nacional de Educação : intelectuais educação e modernidade (Curitiba - 1927) | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: