Uma análise sobre os mecanismos de avaliação externa : enfoque nos questionários socioeconômicos

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Autor(es): dc.contributorBruel, Ana Lorena de Oliveira, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorSantos, Pamela Adrielle Calixto dos-
Autor(es): dc.creatorCampos, Márcia Cristina Vital de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:23:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:23:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/88156-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88156-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Doutora Ana Lorena de Oliveira Bruel-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 61-66-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho de conclusão de curso se propôs a descrever a percepção de professores e diretores sobre os questionários contextuais do professor e do diretor, da Prova Brasil 2015. O estudo tem caráter qualitativo e foi desenvolvido a partir de dois procedimentos para coleta e análise de dados empíricos: 1. análise documental, por meio do estudo dos questionários de contexto socioeconômico respondidos por professores, diretores e estudantes que participam da Prova Brasil, e 2. por meio de análise de entrevistas realizadas com professores e um diretor de uma escola pública da rede estadual de ensino do Paraná que participou da aplicação da prova em 2015 e 2017. As respostas analisadas permitiram verificar como docentes e diretores avaliam os questionários contextuais, e a relevância destes na sua prática pedagógica. Os resultados obtidos na pesquisa indicam que os questionários socioeconômicos aplicados a professores e diretores não traduzem a diversidade do ambiente escolar. Conclui-se que as informações dos questionários acabam por construir perfis de escolas, gestores e professores que não correspondem à realidade-
Descrição: dc.descriptionAbstract : This monography proposed to describe the perceptions of teachers and principals on the contextual questionnaires of teachers and principals, 2015 Brazil Exam. The study is qualitative and character was developed from two procedures for collection and analysis of empirical data: 1. documentary analysis, through the study of the socioeconomic context questionnaires answered by teachers, principals and students who participate in the Brazil Exam, and 2. through analysis of interviews with teachers and a headmaster of a public school in the State schools of Paraná he application of evidence in 2015 and 2017. The answers analyzed allowed to see how teachers and directors assess contextual questionnaires, and the relevance of these in your pedagogical practice. The results obtained in the survey indicate that the socioeconomic questionnaires applied to teachers and principals not reflect the diversity of the school environment. It is concluded that the information from the questionnaires eventually build profiles of schools, managers and teachers that do not correspond to reality.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas publicas - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectDiretores escolares-
Título: dc.titleUma análise sobre os mecanismos de avaliação externa : enfoque nos questionários socioeconômicos-
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