
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bruel, Ana Lorena de Oliveira, 1974- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Pamela Adrielle Calixto dos | - |
| Autor(es): dc.creator | Campos, Márcia Cristina Vital de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:23:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:23:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/88156 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88156 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Doutora Ana Lorena de Oliveira Bruel | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 61-66 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho de conclusão de curso se propôs a descrever a percepção de professores e diretores sobre os questionários contextuais do professor e do diretor, da Prova Brasil 2015. O estudo tem caráter qualitativo e foi desenvolvido a partir de dois procedimentos para coleta e análise de dados empíricos: 1. análise documental, por meio do estudo dos questionários de contexto socioeconômico respondidos por professores, diretores e estudantes que participam da Prova Brasil, e 2. por meio de análise de entrevistas realizadas com professores e um diretor de uma escola pública da rede estadual de ensino do Paraná que participou da aplicação da prova em 2015 e 2017. As respostas analisadas permitiram verificar como docentes e diretores avaliam os questionários contextuais, e a relevância destes na sua prática pedagógica. Os resultados obtidos na pesquisa indicam que os questionários socioeconômicos aplicados a professores e diretores não traduzem a diversidade do ambiente escolar. Conclui-se que as informações dos questionários acabam por construir perfis de escolas, gestores e professores que não correspondem à realidade | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This monography proposed to describe the perceptions of teachers and principals on the contextual questionnaires of teachers and principals, 2015 Brazil Exam. The study is qualitative and character was developed from two procedures for collection and analysis of empirical data: 1. documentary analysis, through the study of the socioeconomic context questionnaires answered by teachers, principals and students who participate in the Brazil Exam, and 2. through analysis of interviews with teachers and a headmaster of a public school in the State schools of Paraná he application of evidence in 2015 and 2017. The answers analyzed allowed to see how teachers and directors assess contextual questionnaires, and the relevance of these in your pedagogical practice. The results obtained in the survey indicate that the socioeconomic questionnaires applied to teachers and principals not reflect the diversity of the school environment. It is concluded that the information from the questionnaires eventually build profiles of schools, managers and teachers that do not correspond to reality. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas publicas - Paraná | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Diretores escolares | - |
| Título: dc.title | Uma análise sobre os mecanismos de avaliação externa : enfoque nos questionários socioeconômicos | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: