Análise do projeto : "o trabalho com textos multimodais e o letramento digital EJA" e suas relações com a alfabetização e o letramento na EJA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSoek, Ana Maria, 1981--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorSidre, Talitha Correa-
Autor(es): dc.creatorSilva, Marcely Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:28:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:28:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/88155-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88155-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Ana Soek-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 38-40-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho refere-se a investigação do uso das mídias e dos textos multimodais concomitante com o processo de alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e tem o objetivo de analisar o projeto "O trabalho com textos multimodais e o letramento digital na educação de Jovens e adultos", explorando como a realização deste auxilia no processo de alfabetização e letramento na Escola Municipal de Curitiba Professor Kó Yamawaki, na modalidade EJA. Para compor o trabalho analisou-se alguns materiais como fotos, textos e vídeos disponibilizados por intermédio das professoras responsáveis pelo projeto, foi realizada entrevista com as mesmas, utilizou-se o meio da observação e também pesquisa bibliográfica fundamentada por alguns autores como Ribeiro (2001) e Freire (1996) na questão da EJA no Brasil, Soares (1998) Morais e Albuquerque (2007) sobre a alfabetização e letramento, Dionísio e Vasconcellos (2007), textos multimodais e mídias na educação. Diante dessa pesquisa, constatou-se que o projeto "O trabalho com textos multimodais e o letramento digital na educação de jovens e adultos’’ na escola Professor Kó Yamawaki, favoreceu o desenvolvimento da alfabetização e letramento dos alunos e apesar de algumas barreiras percebe-se o efeito positivo do trabalho com textos multimodais e as mídias na EJA como também sua ligação e importância com alfabetização e letramento-
Descrição: dc.descriptionAbstract : The present work refers to the investigation of the use of the media and of multimodal texts concurrent with the process of literacy and literacy in youth and adult education (EJA) and has the purpose of analyzing the project "working with multimodal texts and digital literacy in adult and youth education ", exploring how this helps in the process of literacy and literacy in Curitiba Municipal School Professor Kó Yamawaki, EJA mode. To compose the work analyzed some materials such as photos, texts and videos available through the teachers responsible for the project, was held in the same interview, it was the middle of the note and also literature search based on Some authors such as Ribeiro (2001) and Freire (1996) on the issue of adult and youth education in Brazil, Soares (1998) and Albuquerque (2007) about literacy and literacy, Dionysus and Vasconcellos (2007), multimodal texts and media in education. On this search.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultos-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização de adultos - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de educação de jovens e adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de casos-
Título: dc.titleAnálise do projeto : "o trabalho com textos multimodais e o letramento digital EJA" e suas relações com a alfabetização e o letramento na EJA-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.