
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Gizele de, 1970- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Gomes, Taíza Beatriz Skrepetz | - |
| Autor(es): dc.creator | Fernandes, Laura Castanho | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:06:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:06:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/88149 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88149 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Doutora Gizele de Souza | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 65- 69 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Esse trabalho buscou apresentar os encaminhamentos pedagógicos a respeito das relações entre adultos e crianças na Rede Municipal de Educação de Curitiba. Tendo como objetivo compreender como o tema comparece, nos documentos que norteiam a Educação Infantil da Rede de Curitiba, se o tema comparece e como comparece nos cursos de formação ofertados pelos Núcleos de Educação, e quais as orientações que estes documentos trazem para as profissionais. Utilizou-se para análise a triangulação entre entrevista com pedagogas da Rede, a documentação normativa e o referencial teórico. Concluímos que as relações estabelecidas na Rede Municipal pressupõe a interação entre os indivíduos que circulam nos espaços educacionais. Também compreendemos que o tema sempre está em pauta nos cursos, juntamente com os dois eixos norteadores da Educação Infantil, interações e brincadeiras. Todas as atividades e propostas desenvolvidas nos espaços de Educação Infantil da Rede Municipal de Curitiba têm como foco as relações entre os sujeitos crianças e adultos | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This work aimed to present pedagogical guidelines regarding the relationship between adults and children in the Curitiba Municipal Education Network. Aiming to understand how the topic appears in the documents that guide the Nursery Education of the Curitiba Network, if the theme appears, and how it appears in the training courses offered by the Education Centers, and what guidelines these documents bring to the professionals. The triangulation between the interview with pedagogues of the Network, the normative documentation and the theoretical reference, was used for analysis. We conclude that the relations established in the Municipal Network presupposes the interaction between the individuals that circulate in the educational spaces. We also understand that the theme is always on the agenda in the courses, along with the two guiding principles of Early Childhood Education, interactions and play. All activities and proposals developed in the areas of Early Childhood Education of the Curitiba Municipal Network focus on the relationships between children and adults. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil - Curitiba (PR) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças e adultos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Qualidade | - |
| Título: dc.title | Relações entre adultos e crianças na educação infantil municipal de Curitiba | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: