Efeitos do treinamento psicomotor de habilidades motoras em escolares de 8 a 10 anos em uma escola publica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraújo, Luize Bueno de, 1988--
Autor(es): dc.contributorIsrael, Vera Lúcia, 1963--
Autor(es): dc.contributorSilva, Adriano Zanardi da, 1992--
Autor(es): dc.contributorPereira, Fernando Lucas Hara-
Autor(es): dc.contributorMincewicz, Guilherme-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação Bacharelado em Fisioterapia-
Autor(es): dc.creatorSilva, Adriano Zanardi da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:34:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:34:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-16-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/88072-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88072-
Descrição: dc.descriptionOrientadoras: Vera Lúcia Israel e Luize Bueno de Araujo-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Fisioterapia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos de um programa de intervenções psicomotoras no desenvolvimento motor de escolares de 8 a 10 anos, regularmente matriculados do 3º ao 5º ano de uma escola municipal de Matinhos/PR. Aplicou-se nesses a Escala de Desenvolvimento Motor – EDM, antes e depois de oito intervenções psicomotoras de 40 minutos, feitas na própria escola, em horário de aula. Os dados relativos às variáveis Idade Cronológica (em meses), Idade Motora Geral (IMG em meses), Quociente Motor Geral (QMG), Escala de Desenvolvimento (ED), Idade Positiva ou negativa (I +- em meses), Idade Motora Fina (IM1), Idade Motora Global (IM2), Idade Motora de Equilíbrio (IM3), Idade Motora Esq. Corporal (IM4), Idade Motora de Org. Espacial (IM5) e Idade Motora de Org. Temporal (IM6) foram avaliados em dois grupos de trabalho: Grupo Controle (n=24) e Grupo Experimental (n=26). Tais variáveis foram avaliadas nos dois grupos em um delineamento de pré-pós teste. Na análise da variável quociente motor geral, foi possível verificar que em todos os anos, o grupo experimental apresentou aumento significativo de suas médias no momento de reavaliação quando comparadas ao momento de avaliação, fato este não observado entre as crianças do grupo controle. Este estudo mostra que quatro semanas de intervenção motora, com frequência de duas sessões semanais, focadas nas reais dificuldades dos escolares e inseridas no ambiente escolar, podem facilitar a aquisição de habilidades motoras.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectCapacidade motora-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Título: dc.titleEfeitos do treinamento psicomotor de habilidades motoras em escolares de 8 a 10 anos em uma escola publica-
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