
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bruel, Ana Lorena de Oliveira, 1974- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Roggenbaum, Lidia | - |
| Autor(es): dc.creator | Setra, Larissa Metezer | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:57:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:57:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/88040 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88040 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa Doutora Ana Lorena de Oliveira Bruel | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 76-80 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho buscou analisar como os resultados das avaliações externas podem indicar desigualdades escolares dentro da Rede Municipal de Ensino da cidade de Curitiba-PR. À luz das reflexões e embasamento teórico sobre a educação como direito constitucional do indivíduo, como dever da família e do Estado, garantida por legislações que coadunam de uma responsabilidade coletiva sobre o direito de acesso, permanência, conclusão e qualidade da educação. A discussão ainda permeia o panorama histórico sobre as avaliações externas que acompanham o sistema público de ensino, que apresentam como intuito construir diagnósticos, sondar e buscar indicadores que possam aprimorar a análise e compreensão do sistema educacional, com objetivo de promover estudos para que as políticas públicas possam amparar e subsidiar ações para a reparação e desenvolvimento das condições emergentes do sistema de ensino. Não é possível compreender o sistema educativo sem perceber os impactos sociais que interferem e que estão vinculados ao cotidiano das instituições. Nesse contexto, situam-se as discussões sobre as desigualdades sociais que produzem estratificação no próprio sistema de ensino. As desigualdades entre as escolas refletem-se em diferentes desempenhos e trajetórias escolares dos estudantes. Esse trabalho apresenta uma metodologia quantitativa que se utilizou de micro dados da avaliação externa da Prova Brasil dos anos de 2011, 2013 e 2015 disponíveis pelo INEP. Para que o estudo se tornasse viável, foi realizada a organização destes micro dados em um único banco de dados, o qual contêm diversas informações de desempenho dos estudantes em todas as instituições de ensino do município de Curitiba em todos os anos avaliados. Para a análise, foram consideradas as seguintes variáveis: o percentual de estudantes de 5o ano nos níveis abaixo do básico e básico em cada ano avaliado, considerando a escala de níveis de desempenho sistematizada por SOARES (2009), localização da escola em relação aos Aglomerados Subnormais existentes no município, buscando apresentar um panorama transversal sobre as condições de desempenho dos estudantes da Rede. O presente trabalho busca investigar relações entre desigualdades sociais e escolares, procurando compreender através dos resultados das avaliações externas as características que diferenciam as instituições de ensino, provocando o distanciamento dos resultados obtidos dentro do município de Curitiba. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : The present work sought to analyze how the results of external evaluations can indicate school inequalities within the Municipal Teaching Network of the city of Curitiba-PR. In light of the reflections and theoretical basis on education as a constitutional right of the individual, as a duty of the family and the State, guaranteed by laws that co-operate with a collective responsibility for the right of access, permanence, completion and quality of education. The discussion still permeates the historical panorama on the external evaluations that accompany the public education system, whose purpose is to construct diagnoses, to probe and to seek indicators that can improve the analysis and understanding of the educational system, with the objective of promoting studies so that policies to support and subsidize actions for the repair and development of the emerging conditions of the education system. It is not possible to understand the educational system without realizing the social impacts that interfere and that are linked to the daily life of institutions. In this context, there are discussions about social inequalities that produce stratification in the education system itself. Inequalities between schools are reflected in the different performance and trajectories of the students. This work presents a quantitative methodology using microdata from the external evaluation of the Brazil Test of the years 2011, 2013 and 2015 available by INEP. In order to make the study feasible, the organization of these microdata was carried out in a single database, which contains several information on student performance in all educational institutions in the city of Curitiba in each of the evaluated years. For the analysis, the following variables were considered: the percentage of students of 5th grade at the below basic and basic levels in each year evaluated, considering the scale of performance levels systematized by SOARES (2009), location of the school in relation to Agglomerates Subnorms in the municipality, seeking to present a cross-sectional panorama on the performance conditions of the students of the Network. The present work seeks to investigate the relationship between social and school inequalities, trying to understand through the results of external evaluations the characteristics that differentiate the educational institutions, provoking the distancing of the results obtained within the city of Curitiba. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas municipais - Curitiba (PR) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudo de casos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Política comparada - Política educacional | - |
| Título: dc.title | Desigualdades escolares e avaliações externas : um olhar sobre a estratificação da Rede Municipal de Ensino de Curitiba a partir da análise de desempenho dos estudantes. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: