Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fazion, Flávia, 1969- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais | - |
Autor(es): dc.creator | Braga, Cristiane de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:49:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:49:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/87987 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87987 | - |
Descrição: dc.description | Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Flavia Fazion | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 05/12/2023 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma pesquisa de Mestrado que propõe uma Formação Continuada para professoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I; e analisar, por meio do método da Autoconfrontação, quais os obstáculos encontrados pelas docentes no decorrer da aplicação das sequências didáticas elaboradas por elas. Na formação, apresentamos o Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange, refletindo sobre a importância das nascentes de água e mananciais para o meio ambiente e todos os seres vivos. Dialogamos com os conceitos teóricos da Engenharia Didática e Sequência Didática, Educação, Linguagem, Aprendizagem e ZPD, a Clínica da Atividade e a Ergonomia da Atividade, que também fizeram parte das análises dos relatos escritos, produzidos após as sequências didáticas e das entrevistas de Autoconfrontação, em conjunto com a abordagem teórica metodológica de Vigotski. A partir do resultado das análises, observamos que a Formação Continuada dentro da escola contribuiu para a coanálise do trabalho do professor, neste nível da Educação Básica, permitindo que as professoras refletissem sobre o seu trabalho, desenvolvendo o seu métier e seu poder de agir. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present work aims to present a master's degree research that proposes continued training for Early Childhood Education and Elementary School I teachers; and analyze, through the self-confrontation method, what obstacles the teachers encountered during the application of the didactic sequences created by them. In the training, we presented the Saint-Hilaire/Lange National Park, reflecting on the importance of water springs and springs for the environment and all living beings. We dialogued with the theoretical concepts of Didactic Engineering and Didactic Sequence, Education, Language, Learning and ZPD, the Activity Clinic and Activity Ergonomics, which were also part of the analysis of the written reports produced after the didactic sequences and self-confrontation interviews, in conjunction with Vygotsky's theoretical methodological approach. From the results of the analyzes we observed that Continuing Training within the school contributed to the co-analysis of the teacher's work, at this level of Basic Education, allowing teachers to reflect on their work, developing their methodology and their power to act. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parque Nacional de Saint-Hilaire / Lange (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Ambientais | - |
Título: dc.title | Formação continuada para a elaboração de uma sequência de ensino voltada para a sensibilização sobre a preservação das nascentes de água do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: