O tema família em livros didáticos de história para os anos iniciais : análise da coleção "ligados.com história"

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Nadia Gaiofatto, 1971--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorCampos, Tamara Cristina-
Autor(es): dc.creatorDias, Kelly Cristiane de Araujo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:50:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:50:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/87979-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87979-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Nadia Gaiofatto Gonçalves-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 82-86-
Descrição: dc.descriptionResumo : A análise transcorrida no presente trabalho, foi sobre o tema "família" em uma coleção de livros didáticos: Ligados.com História, do 2°, 3°, 4° e 5° anos, no ensino de História. A dificuldade de encontrar artigos específicos e atuais que abordam o tema família, levou a uma verificação e pesquisa em alguns documentos oficiais. Os principais documentos legais que abordamos ao longo do trabalho foram: o Programa Nacional do Livro Didático voltado à distribuição de livros didáticos aos estudantes da rede pública de ensino; o Guia de Livros Didáticos do PNLD 2016 para o Ensino Fundamental Anos Iniciais que orientou os professores na escolha dos livros, as Diretrizes Nacionais Curriculares que contam com objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para os alunos da Educação Básica. A contextualização da família norteia a análise das obras didáticas, como ela está inserida e representada, através de textos, tabelas e imagens. É apresentada uma análise sobre a abordagem do tema, foi realizada na Coleção, em relação à orientação do Guia do PNLD. Como principal resultado, destaca-se que o tema vem sendo abordado de uma nova forma devido às mudanças ocorridas nos modelos familiares, ainda que com discrição podemos observar que esses novos modelos começam a ser citados direta ou indiretamente nos volumes aqui analisados. Porém, a grande maioria das menções representa famílias tradicionais ou extensas.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectHistoria - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLivros - História-
Palavras-chave: dc.subjectFamilia na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Título: dc.titleO tema família em livros didáticos de história para os anos iniciais : análise da coleção "ligados.com história"-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.