
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Sá, Ricardo Antunes de, 1962- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Deniz, Karen Alessandra | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:19:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:19:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/87978 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87978 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá. | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 35-36 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O estudo realizado por meio desse trabalho tem por objetivo compreender como se dá o processo de uso das tecnologias e mídias digitais nas escolas, em especial, na "Prática de Ciência e Tecnologia", disciplina ministrada na jornada ampliada da Rede Municipal de Curitiba. Realizou-se revisão de literatura pautando-se nos autores: Valente (1997, 1999), Porto (2006), Santaella (2012), Sá (2013), Endlich (2016). Desenvolveu-se uma pesquisa de campo em três escolas pertencentes à Rede Municipal de Curitiba (Regional do Portão), as quais ofertam a disciplina "Prática de Ciência e Tecnologias" no currículo da jornada ampliada. Em relação à metodologia da pesquisa, utilizou-se Andre (2005) e Gil (2002) como suporte teórico. Pelos dados coletados por meio de questionários pôde- se verificar como se dá o uso das tecnologias e mídias digitais nessa prática pedagógica, bem como, foi possível identificar alguns elementos que a impossibilitam. Foi possível perceber que embora as professoras entendam a importância do uso das tecnologias e mídias digitais no processo educativo, elas, ainda, se sentem inseguras para integrar tais tecnologias na disciplina. Há problemas de familiaridade com os recursos tecnológicos digitais, bem como, há falta de infraestrutura adequada e equipamentos em condições de trabalho com turmas de mais de trinta alunos. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : The aim of this study is to understand how the process of using digital technologies and media in schools, especially in the "Science and Technology Practice", a discipline taught in the extended day of the Municipal Network of Curitiba. The literature review was based on the authors: Valente (1997, 1999), Porto (2006), Santaella (2012), Sá (2013), Endlich (2016). A field research was developed in three schools belonging to the Curitiba Municipal Network (Section Gate), which offer the discipline "Science and Technology Practice" in the curriculum of the extended day. Regarding the methodology of the research, Andre (2005) and Gil (2002) were used as theoretical support. From the data collected through questionnaires it was possible to verify how digital technologies and media are used in this pedagogical practice, as well as, it was possible to identify some elements that make this impossible. It was possible to realize that although teachers understand the importance of the use of digital technologies and media in the educational process, they still feel insecure to integrate such technologies in the discipline. There are problems of familiarity with digital technological resources, as well as lack of adequate infrastructure and equipment in working conditions with classes of more than thirty students. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias de informação e comunicação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Automação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Curitiba (PR) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodos de ensino | - |
| Título: dc.title | O processo de uso das tecnologias digitais na prática de ciência e tecnologias | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: