Mercado varejista de energia : oportunidade e impactos no setor elétrico

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Autor(es): dc.contributorOmori, Júlio Shigeaki-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica em Energias Naturais Renováveis-
Autor(es): dc.creatorMiguel, Ademilson Coelho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:35:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:35:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/87925-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87925-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Júlio Shigeaki Omori-
Descrição: dc.descriptionArtigo (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica em Energias Naturais Renováveis-
Descrição: dc.descriptionResumo: Com o passar dos anos, o mercado brasileiro de energia elétrica vem se tornando cada vez mais maduro e dinâmico, a partir das regulamentações da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). A necessidade de estímulo ao mercado varejista de energia elétrica traz consigo o aprimoramento, a melhora e uma maior eficiência energética ao setor elétrico nacional, assim como a elevação da competitividade no segmento. A comercialização nos moldes do varejo atua realizando a conexão entre geradores e consumidores, enquanto a abertura do mercado permite que grandes consumidores escolham entre diversos geradores de energia, facilitando a busca por preços mais competitivos e, também, aumentando o acesso às fontes renováveis. Nesse cenário, a comercialização de energia no varejo tende a se tornar uma prática viável, oferecendo mais respaldo aos consumidores sem expertise quanto às regras de comercialização no ACL (Ambiente de Contratação Livre). Paralelamente, é preciso ressaltar os riscos aos quais está sujeito o comercializador varejista. Diante disto, os objetivos deste trabalho são, descrever as características deste agente e avaliar seus impactos no mercado de energia elétrica nacional, apresentar riscos, oportunidades e tendências. No processo metodológico, foram considerados aspectos e possibilidades no cenário atual e futuro, com base nos relatórios da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEnergia elétrica-
Palavras-chave: dc.subjectComercialização-
Título: dc.titleMercado varejista de energia : oportunidade e impactos no setor elétrico-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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