A leitura na educação infantil : para além da simples decodificação de signos linguísticos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPivovar, Altair, 1960--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorSouza, Natalia Von Randow de-
Autor(es): dc.creatorMottin, Isabelly Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:49:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:49:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/87865-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87865-
Descrição: dc.descriptionOrientador: professor Altair Pivovar.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 33-34-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho pretende mostrar um estudo que defende a necessidade de se repensar a concepção de leitura na Educação Infantil, partindo do pressuposto de que ela é o meio pelo qual aprendemos e não o que aprendemos, logo, não se "ensina a ler", pois a leitura é dispositivo inerente aos sujeitos, sendo a leitura da escrita apenas um dos muitos aprimoramentos dessa competência, que acompanha a criança antes mesmo de seu ingresso no mundo simbólico. O desenvolvimento da pesquisa se deu eminentemente por meio de revisão bibliográfica, tendo como metodologia estruturante uma análise documental das concepções de leitura atualmente consagradas. O estudo possibilitou perceber que a concepção de leitura convencional restrita à escrita predomina fortemente na sociedade, sendo encontrada na maioria dos autores analisados. Daí afirmarmos que o conceito de leitura deva ser repensado e considerado de forma mais ampla, para que na Educação Infantil – e ao longo de toda a vida escolar –, crianças e jovens usufruam de contextos de sala de aula permeados de situações efetivamente significativas que contribuam com o enriquecimento da competência leitora-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Desenvolvimento-
Título: dc.titleA leitura na educação infantil : para além da simples decodificação de signos linguísticos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.