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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Moro, Catarina de Souza, 1966- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Iori, Naiara Kalinke | - |
| Autor(es): dc.creator | Pinho, Gabriela Gouveia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:54:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:54:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/87832 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87832 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa Dra Catarina Moro | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 59-60 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho teve por objetivo apresentar as especificidades da Educação Infantil nas instituições coletivas como creches e similares, com ênfase na discussão acerca da promoção da autonomia dos bebês e das crianças pequenas, mais especificamente de idade entre zero à três anos. Como embasamento para esta pesquisa realizamos um recorte selecionando trabalhos realizados nos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul que tratassem da Educação Infantil e das especificidades do trabalho com as crianças pequenas. Desta maneira, utilizamos como referencial teórico as pesquisas de Coutinho (2002), Tristão (2004), Guimarães (2008), Mattos (2013), Fochi (2013) e Gobatto (2011). Selecionamos subtítulos para tratar de cada um dos temas que achamos pertinentes, os quais foram sendo delimitados conforme prosseguíamos com a pesquisa. Os temas seguiram a seguinte estrutura: A criança e suas manifestações; Interação – instituição x família; Papel da professora; Organização dos tempos e espaços e por fim, a Promoção da autonomia dos bebês e das crianças pequenas. A pesquisa permitiu problematizar também as relações de educação e cuidado presentes nas creches e a instituição como um direito da criança, para que esta inicie suas interações sociais, tenha seu corpo, seu ritmo e suas necessidades respeitadas e consideradas e ainda, tenha a oportunidade de vivenciar experiências significativas. Ao fim deste estudo concluímos que, embora as pesquisas não utilizem explicitamente a palavra autonomia, apresentam práticas docentes que muito contribuem para o desenvolvimento integral do bebê e da criança pequena, práticas essas que compreendem a criança como um ser completo e respeitam suas limitações mas também acreditam no seu potencial e capacidade, favorecendo à criança um trabalho de qualidade, humanizador e respeitoso. Portanto, a autonomia está fielmente ligada a promoção do bem-estar, segurança e conforto pois, se a criança encontra-se satisfeita em todos os aspectos, pode arriscar-se a iniciar seus empreendimentos de maneira autônoma e superar seus limites | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Creches | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Título: dc.title | A promoção da autonomia nas práticas com bebês de 0 a 3 anos nas creches | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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