Aspectos neurocientíficos do desenvolvimento da linguagem bilíngue

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Autor(es): dc.contributorCosta, Sandra Regina Dias da, 1959--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorTeixeira, Fernanda Catarino Santana Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:47:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:47:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/87795-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87795-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa Dra Sandra Regina Dias da Costa-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 44-46-
Descrição: dc.descriptionResumo : O seguinte trabalho tem por objetivo analisar e comparar como se dá, pelo viés das neurociências, o desenvolvimento de indivíduos monolíngues e bilíngues, através de revisão de literatura. Tendo como embasamento teórico a teoria de Vygotsky sobre o desenvolvimento da linguagem e sua relação com o pensamento, e utilizando estudos neurobiológicos que explicam como se dá o desenvolvimento e o funcionamento da linguagem, busca-se explicitar as principais diferenças, além de se destacar as vantagens do desenvolvimento e aprendizagem bilíngue, desde os anos iniciais da vida de um indivíduo até sua velhice. Os estudos e pesquisas utilizados para essa revisão são recentes, considerando-se que a área está em constante atualização, devido ao surgimento de métodos e tecnologias cada vez mais inovadores e precisos e, salvo raras exceções, em que os resultados obtidos se mostram relevantes mesmo com os avanços tecnológicos, não foram utilizadas pesquisas realizadas há mais de 10 anos. Os resultados obtidos evidenciam os benefícios de indivíduos bilíngues, quando comparados aos monolíngues, tanto na esfera social quanto biológica, dando-se especial destaque às vantagens relacionadas à neuroplasticidade, desenvolvimento das funções executivas e prevenção e/ou atraso de doenças relacionadas às demências.-
Descrição: dc.descriptionAbstract : The following paper’s objective is to analyse and compare, using neuroscience studies, the development of both monolingual and bilingual individuals, through literature review. Using Vygotsky’s theory about language development and it’s relation with thinking as theoretical basement, and also, using neuroscientific studies about how language develops and works, the paper tries to explain the main differences and, also, contrast the advantages of bilingual learning and development, since an individual’s fist years of life until it’s old age. The studies and researches used on this review are recent, especially when considered that this area is being updated constantly, due to the emergence of more innovators and accurate methods and technologies. Therefore, with the exception of studies in which the obtained results are still relevant, there is no use of researches dated from more than 10 years ago for this paper. The results obtained make the benefits of bilingual individuals clear, both in the social as in the biological aspect, with special contrast to the advantages related to neuroplasticity, executive functions development and prevention and/or delay in the symptoms of dementia related illness.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação bilíngüe-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Conhecimentos e aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectNeurociência cognitiva-
Título: dc.titleAspectos neurocientíficos do desenvolvimento da linguagem bilíngue-
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