
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Stoltz, Tania, 1963- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Bragatto, Elizabete Aparecida | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:46:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:46:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/87793 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87793 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Tânia Stoltz | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 60-64 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A contação de histórias é uma prática muito difundida na educação infantil, com resultados significativos quanto ao desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, sendo enriquecedor para o acesso ao universo literário. Contudo, observa-se que no ensino fundamental e médio essa prática tem pouca ou nenhuma expressividade, não fazendo parte integrante do contexto escolar. A pesquisa investigou a percepção de adolescentes sobre a contação de histórias no desenvolvimento na adolescência. Participaram do estudo 31 adolescentes, menores aprendizes, com idades de 15 a 19 anos, residentes em Curitiba e região. Trata-se de estudo misto, quantitativo e qualitativo, com coleta de dados a partir dos instrumentos: questionários, rodas de conversa, desenho, diário de campo e grupo focal, a partir da questão: Para você, como foi participar das rodas de contação de histórias? Os dados coletados nos questionários envolvendo questões fechadas foram analisados quantitativamente por meio do pacote computadorizado StatisticalPackage for the Social Science (SPSS). Os dados do grupo focal e as perguntas abertas dos questionários, bem como os diários de campo passaram por análise de conteúdo, considerando Aguiar e Ozella (2006). A análise do desenho considera: o motivo desenhado e os sentimentos expressos em relação a ele. Foram encontrados dois núcleos de significação: a imaginação motivada pelas oportunidades e a imaginação, as emoções e a reflexão na organização do si mesmo. A partir do estudo, há indicativos de que a contação de histórias, mediada pelas relações sociais e a literatura, favorece o desenvolvimento de adolescentes, despertando no ouvinte não só aspectos cognitivos e linguísticos, mas também afetivos que podem mudar a maneira de pensar e encarar a vida. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Contadores de historias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental - Curitiba (PR) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem - Avaliação | - |
| Título: dc.title | Contação de histórias para adolescentes? | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: