Contação de histórias para adolescentes?

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Autor(es): dc.contributorStoltz, Tania, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorBragatto, Elizabete Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:46:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:46:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/87793-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87793-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Tânia Stoltz-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 60-64-
Descrição: dc.descriptionResumo : A contação de histórias é uma prática muito difundida na educação infantil, com resultados significativos quanto ao desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, sendo enriquecedor para o acesso ao universo literário. Contudo, observa-se que no ensino fundamental e médio essa prática tem pouca ou nenhuma expressividade, não fazendo parte integrante do contexto escolar. A pesquisa investigou a percepção de adolescentes sobre a contação de histórias no desenvolvimento na adolescência. Participaram do estudo 31 adolescentes, menores aprendizes, com idades de 15 a 19 anos, residentes em Curitiba e região. Trata-se de estudo misto, quantitativo e qualitativo, com coleta de dados a partir dos instrumentos: questionários, rodas de conversa, desenho, diário de campo e grupo focal, a partir da questão: Para você, como foi participar das rodas de contação de histórias? Os dados coletados nos questionários envolvendo questões fechadas foram analisados quantitativamente por meio do pacote computadorizado StatisticalPackage for the Social Science (SPSS). Os dados do grupo focal e as perguntas abertas dos questionários, bem como os diários de campo passaram por análise de conteúdo, considerando Aguiar e Ozella (2006). A análise do desenho considera: o motivo desenhado e os sentimentos expressos em relação a ele. Foram encontrados dois núcleos de significação: a imaginação motivada pelas oportunidades e a imaginação, as emoções e a reflexão na organização do si mesmo. A partir do estudo, há indicativos de que a contação de histórias, mediada pelas relações sociais e a literatura, favorece o desenvolvimento de adolescentes, despertando no ouvinte não só aspectos cognitivos e linguísticos, mas também afetivos que podem mudar a maneira de pensar e encarar a vida.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectContadores de historias-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem - Avaliação-
Título: dc.titleContação de histórias para adolescentes?-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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