Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Agranionih, Neila Tonin, 1963- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Thais Leonardo Rodrigues da | - |
Autor(es): dc.creator | Schramme, Dulce Stela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:32:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:32:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/87791 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87791 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Neila Tonin Agranionih | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 56-58 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Neste trabalho são apresentadas considerações a respeito do protagonismo da criança nas aulas de Matemática com o objetivo de analisar como esse protagonismo acontece em uma escola pública da cidade de Curitiba com crianças do 1o ano do Ensino Fundamental 1, com idade entre 5 e 6 anos. Após a abordagem teórica a respeito do protagonismo infantil, são relatadas três sequências didáticas que apresentam uma abordagem na qual a criança é protagonista do seu processo de aprendizagem, visto que, crianças de cinco e seis anos estão em idade de alfabetização e, portanto, esse é o momento em que dão grandes avanços também, no que se refere à alfabetização matemática. As atividades trabalharam a alfabetização e o letramento por meio de diferentes abordagens, tanto teóricas quanto práticas, de maneira lúdica e relacionadas ao cotidiano das crianças. Envolveram também, outros eixos articuladores por meio da resolução de problemas, interpretação e organização de informações. Nas atividades foram desenvolvidas por meio do projeto PIBID Pedagogia 3 – Matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental nos anos de 2015 e 2016, Oportunizaram às crianças a construção de conhecimentos sobre medidas de comprimento, noções de conhecimentos físicos, figuras geométricas e noções sobre o sistema monetário por meio da observação e atividades práticas, da proposta metodológica que visa a construção de um raciocínio matemático significativo, com elementos vivenciados pelas crianças no ambiente intra e extra escolar. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem - Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Desenvolvimento - Testes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização - Curitiba (PR) | - |
Título: dc.title | A alfabetização matemática e o protagonismo infantil : experiências com crianças de 5 e 6 anos de uma escola pública de Curitiba | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: