A alfabetização matemática e o protagonismo infantil : experiências com crianças de 5 e 6 anos de uma escola pública de Curitiba

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Autor(es): dc.contributorAgranionih, Neila Tonin, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorSilva, Thais Leonardo Rodrigues da-
Autor(es): dc.creatorSchramme, Dulce Stela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:32:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:32:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/87791-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87791-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Neila Tonin Agranionih-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 56-58-
Descrição: dc.descriptionResumo : Neste trabalho são apresentadas considerações a respeito do protagonismo da criança nas aulas de Matemática com o objetivo de analisar como esse protagonismo acontece em uma escola pública da cidade de Curitiba com crianças do 1o ano do Ensino Fundamental 1, com idade entre 5 e 6 anos. Após a abordagem teórica a respeito do protagonismo infantil, são relatadas três sequências didáticas que apresentam uma abordagem na qual a criança é protagonista do seu processo de aprendizagem, visto que, crianças de cinco e seis anos estão em idade de alfabetização e, portanto, esse é o momento em que dão grandes avanços também, no que se refere à alfabetização matemática. As atividades trabalharam a alfabetização e o letramento por meio de diferentes abordagens, tanto teóricas quanto práticas, de maneira lúdica e relacionadas ao cotidiano das crianças. Envolveram também, outros eixos articuladores por meio da resolução de problemas, interpretação e organização de informações. Nas atividades foram desenvolvidas por meio do projeto PIBID Pedagogia 3 – Matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental nos anos de 2015 e 2016, Oportunizaram às crianças a construção de conhecimentos sobre medidas de comprimento, noções de conhecimentos físicos, figuras geométricas e noções sobre o sistema monetário por meio da observação e atividades práticas, da proposta metodológica que visa a construção de um raciocínio matemático significativo, com elementos vivenciados pelas crianças no ambiente intra e extra escolar.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem - Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Desenvolvimento - Testes-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização - Curitiba (PR)-
Título: dc.titleA alfabetização matemática e o protagonismo infantil : experiências com crianças de 5 e 6 anos de uma escola pública de Curitiba-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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