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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Firkowski, Olga Lúcia Castreghini de Freitas, 1964- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano | - |
Autor(es): dc.creator | Beck, Maria Paula | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:20:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:20:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/87763 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87763 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª. Drª. Olga Lúcia Castreghini de Freitas | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano. Defesa : Curitiba, 03/10/2023 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Planejamento Urbano | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A pesquisa se propõe analisar em que medida a metrópole de Curitiba é democrática, acessível e segura para as mulheres que moram no município de Colombo e se deslocam a trabalho para o município de Curitiba, buscando contribuir para as discussões sobre mobilidade e o direito à cidade. Propõe-se, nesse sentido, estabelecer relação entre a revisão de literatura e a realidade das mulheres moradoras de Colombo que se deslocam com frequência para Curitiba para exercerem seu trabalho no setor de serviços domésticos. Discutem-se os conceitos de direito à cidade e à metrópole, mobilidade urbana, transporte público e gênero. O estudo de caso consistiu em analisar dados oriundos das pesquisas de satisfação de mobilidade realizadas em Colombo e em realizar percursos comentados com três mulheres moradoras de Colombo em seus trajetos diários a trabalho. Os dados obtidos permitiram analisar as políticas de transporte público na metrópole de Curitiba, tomada a partir do recorte espacial do seu Arranjo Populacional, para entender se há integração física, tarifária e operacional no sistema de transporte, compreender como essas mulheres realizam seus deslocamentos, e verificar, a partir de visitas in loco e imagens georreferenciadas, se os percursos estudados atendem a parâmetros de caminhabilidade. Concluiu-se que as políticas do transporte público da Região Metropolitana de Curitiba não são condizentes com as necessidades das mulheres trabalhadoras do setor de serviços domésticos, além dos seus locais de moradia não atenderem a parâmetros de caminhabilidade a fim de favorecerem o acesso dessas ao transporte público. Esse trabalho busca ampliar o debate sobre as desigualdades de gênero no espaço urbano a partir de referências teóricas do urbanismo feminista, que engloba as recentes discussões sobre as desigualdades de gênero na produção do espaço, a importância da participação cidadã na construção da cidade e a forma como as mulheres usam e se beneficiam da cidade, inclusive na mobilidade. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The research aims to analyze the extent to which the metropolis of Curitiba is democratic, accessible and safe for women who live in the city of Colombo and travel to the city of Curitiba for work, in order to contribute to discussions on mobility and the right to the city. The proposal is to establish a relationship between the literature review and the reality of women living in Colombo who frequently travel to Curitiba to work in the domestic services sector. The concepts of the right to the city and the metropolis, urban mobility, public transport and gender are discussed. The case study consisted of analyzing data from mobility satisfaction surveys carried out in Colombo and taking commented routes with three women who live in Colombo on their daily journeys to work. The data obtained allowed an analysis of public transport policies in the metropolis of Curitiba, taken from the spatial section of Population Arrangement, to understand whether there is physical, fare and operational integration in the transport system, to understand how these women make their journeys, and verify, based on on-site visits and georeferenced images, whether the routes studied meet walkability parameters. It was concluded that public transport policies in the Metropolitan Region of Curitiba are not consistent with the needs of women workers in the domestic services sector, in addition to their places of residence do not meet the parameters of walkability in order to favor their access to public transport. This work seeks to broaden the debate on gender inequalities in urban space based on theoretical references from feminist urbanism, which encompasses recent discussions on gender inequalities in the production of space, the importance of citizen participation in the construction of the city and the way how women use and benefit from the city, including mobility. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Politica urbana - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política de transporte urbano - Colombo (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento Urbano e Regional | - |
Título: dc.title | A mobilidade enquanto direito à metrópole na perspectiva das mulheres que vivem em Colombo (PR) | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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