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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Franklin, Karen, 1968- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Montanarin, Cleveron | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:14:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:14:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/87740 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87740 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof.a Dr.a Karen Franklin da Silva | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 45-46 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Esta pesquisa tem por objetivo identificar de que forma os conteúdos da disciplina de Filosofia da Educação influenciam na constituição da identidade profissional dos pedagogos formados pela Universidade Federal do Paraná. A partir de um breve recorte da disciplina apresentada no currículo do curso de Pedagogia da UFPR e através da análise de seus conteúdos curriculares, nas vigências dos respectivos projetos políticos pedagógicos dos anos de 1996 e 2009, buscou-se por meio das ementas curriculares esclarecer os principais conteúdos da disciplina de Filosofia da Educação. Através da aplicação de um questionário, foram elencados métodos que avaliaram de que maneira o estudo, a metodologia e o referencial teórico da disciplina de Filosofia no curso de Pedagogia influenciaram na constituição da identidade profissional dos egressos do curso. Para o aporte teórico utilizou-se uma abordagem interdisciplinar. Os principais conceitos que nortearam a pesquisa são: identidade, e mais especificamente, identidade profissional, para tanto utilizou-se autores da Sociologia (Bauman, Dubar, Elias), Psicologia (Erikson, Lacan, Vygotsky), Filosofia (Kant, Heidegger, Paviani) e da própria Pedagogia (Libâneo). Esta metodologia teve o objetivo de avaliar se a lógica existente no currículo e aplicada durante o processo de formação universitária interfere no exercício da atividade profissional. Tal análise é de fundamental importância, na medida em que torna possível verificar se a prática pedagógica da Universidade está em consonância com o discurso que está materializado em seu atual Projeto Político- Pedagógico, onde afirma que o papel da instituição, entre outros, é de formar profissionais mais autônomos e com valores democráticos e de justiça social. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This research aims to identify how the contents of the discipline of Philosophy of Education influence the constitution of the professional identity of the pedagogues formed by the Federal University of Paraná. From a brief cut of the discipline presented in the curriculum of the UFPR Pedagogy course and through the analysis of its curricular contents, according to the respective pedagogical political projects of the years 1996 and 2009, the main curricular contents of the discipline of Philosophy of Education. Through the application of a questionnaire, methods were evaluated that evaluated how the study, methodology and theoretical reference of the discipline of Philosophy in the course of Pedagogy influenced the constitution of the professional identity of the graduates of the course. For the theoretical contribution, an interdisciplinary approach was used. The main concepts that guided the research are: identity and, more specifically, professional identity, for which authors of Sociology (Bauman, Dubar, Elias), Psychology (Erikson, Lacan, Vygotsky), Philosophy (Kant, Heidegger, Paviani) and Pedagogy (Libâneo). This methodology had as objective to evaluate if the existing logic in the curriculum and applied during the university training process interferes in the exercise of the professional activity. This analysis is of fundamental importance, since it allows to verify if the pedagogical practice of the University is in harmony with the discourse materialized in its current Political-Pedagogical Project, where it affirms that the institution's role, among others, is to form more autonomous professionals with democratic values and social justice. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Filosofia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional | - |
| Título: dc.title | A importância da filosofia da educação na constituição da identidade profissional do pedagogo formado pela Universidade Federal do Paraná | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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