
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cordeiro, Andrea Bezerra, 1971- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Anhaia, Daniela Fernanda | - |
| Autor(es): dc.creator | Barbosa, Camila do Socorro Farias | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:49:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:49:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/87712 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/87712 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Dra Andréa Cordeiro | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 64-67 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A presente pesquisa teve por objetivo compreender como o uso das Tecnologias da Informação e Comunicações estão inseridos no contexto escolar e mais especificamente, como o uso do computador e dos jogos digitais podem auxiliar no processo de alfabetização e letramento em uma turma de primeiro ano do ensino fundamental. Como aporte teórico utilizamos autores como: Ferreiro e Taberosky (1985), Barbosa (1991), Cagliari (1995 -1998), Ferreiro (1987-1999), Grossi (1990), Piaget (1970), Coscarelli (2011), Coutinho (2011), Lévy (1999 - 2003), Veen e Vrakking (2009), Azenha (1996), Antunes (2003), Brito (2015), Brito e Purificação (1999). Para aprofundar tal objetivo realizamos uma pesquisa bibliográfica e de campo, essa última de caráter qualitativo, em uma escola da rede particular. A coleta de dados foi realizada por meio de observações, entrevistas e questionário, a fim, de entender quais são as percepções das crianças em relação a aula de informática, bem como compreender quais são os jogos digitais utilizados e se de fato eles auxiliam e contribuem para o processo de ensino e aprendizagem. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : The present research aimed to understand how the use of Information Technology and Communications are inserted in the school context and more specifically, how the use of computer and digital games can help in the process of literacy and literacy in a class of first yearAs theoretical contribution we mention authors such as: Ferreiro and Taberosky (1985), Barbosa (1991), Cagliari (1995 -1998), Ferreiro (1987-1999), Grossi (1990), Piaget (1970), Coscarelli (2008), Lévy (1999-2003), Veen and Vrakking (2009), Azenha (1996), Antunes (2003), Brito (2015), Brito and Purificação (1999). In order to deepen this objective, we carried out a bibliographical and field research, the latter of a qualitative nature, in a private school. Data collection hás been done through observations, interviews and questionnaires, in order to understand the children's perceptions regarding the computer class, as well as to understand the digital games used, and if in fact they help and contribute for the teaching and learning process. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias de informação e comunicação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização - Experiências | - |
| Título: dc.title | Alfabetizando em tempos tecnológicos : o auxílio do computador e dos jogos digitais no primeiro ano do ensino fundamental | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: